O significado das "Sete Saias" das mulheres da Nazaré

Não há uma explicação única para o uso das sete saias na Nazaré
Faz já parte da tradição nazarena e que foi ficando, ao longo das décadas, transmitida aos filhos e legitimada pelo uso. Diz o povo que elas representam as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris, entre outras atribuições bíblicas e mágicas relacionadas com o número sete.
As nazarenas costumavam esperar os seus familiares, sentadas no areal da praia, quantas vezes ao frio enregelante, e necessitavam de cobrir todo o corpo. Dessa forma, nada melhor do que vestir várias saias e, quando necessário, com algumas das de cima tapavam a cabeça e os braços, ficando as de baixo para o resto do corpo. Daí, o número elevado de saias que usavam frequentemente. 
Quanto ao número mágico 7, a explicação que alguns estudiosos avançam é a seguinte: quando os barcos esperam raso no mar, para encalhar, o raso geralmente acontece de sete em sete ondas, as quais as nazarenas contavam pelas próprias saias, dobrando-as levemente, uma a uma, até à última saia e última onda – desse modo, não se enganavam na contagem. Ao fim da última saia, esperava-se um bom raso para o ‘seu’ barco encalhar!
Num ponto, contudo, toda a gente está de acordo – o número de saias tem a ver com o mar e não com outra razão qualquer. Muitas nazarenas chegavam a usar mesmo mais do que sete saias. Mas foi o número sete que permaneceu ligado à tradição e à lenda nazarena. A continuação deste uso, nos dias de hoje, já tem a ver com razões estéticas femininas, com a vontade de manter viva a tradição e porque é, afinal, um traje bonito de se ver, que as nazarenas não enjeitam, os nazarenos gostam de ver e o forasteiro admira.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?