Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2017

EFEMÉRIDES 30 de Junho - Dia mundial das Redes Sociais

Imagem
1487 – Foi publicado o primeiro livro impresso em Portugal, intitulado em hebraico “Pentateuco”. Atualmente está no Museu Britânico, em Londres. 1793 – Foi inauguração do Teatro de S. Carlos, Lisboa, com a exibição de “Amore e Riconoscenza”. 1798 — Foi fundada a Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. 1805 – Morreu, em Lisboa, o intendente-geral da polícia Pina Manique, impulsionador da Casa Pia. 1878 – Foi inaugurada a ponte de Viana do Castelo, construída pela firma Eiffel. 1906 — Foram fixadas as fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro. 1913 – Foi criada da Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, então dirigida por Afonso Costa e que em 1918 tomaria o nome de Faculdade de Direito de Lisboa. 1930 – Foram lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar. 1936 – É publicado o romance “E Tudo o Vento Levou”, da escritora norte-americana Margaret Mitchell. 1961 – Em tempo de Guerra Colonial, as...

Dia mundial das Redes Sociais acontece a 30 de Junho

Imagem
A data foi criada pelo site Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de Junho desde então. Portugal associou-se à data logo em 2010. O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente. Alguns eventos são transmitidos on line em directo e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social. O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas. De facto, a cada dia que passa as redes sociais ganham mais importância. Apesar de certas redes sociais pioneiras como o Myspace já não serem relevantes, outras tornaram-se obsessões, como o Facebook e o Twitter. As próprias empresas reconheceram a importância das redes sociais, recorrendo a sites como o LinkedIn para contratar trabalhadores. Snapshat, Vine e Instagram sã...

Sabiam que em Salvaterra há um santo que é lavado com vinho branco

Imagem
São muitos os devotos que todas as quartas-feiras se deslocam ao Convento de Jericó, em Salvaterra de Magos, para rezar a São Baco. É tradição neste templo religioso lavar-se a imagem do santo com vinho . Um costume que os populares e os responsáveis da paróquia não sabem como nem quando começou, mas que continua a ser cumprida. “Todas as semanas um senhor de Benavente vem cá trazer um garrafão de vinho branco e continuamos a cumprir a tradição de lavar o São Baco com vinho”, garante Octávio Correia, funcionário da paróquia e responsável por zelar pelo espaço religioso. Tradição, com mais de quatro décadas, é também a de todos anos na Quinta-Feira de Ascensão se realizar uma festa no Convento de Jericó, em honra de São Baco. O santo está na capela - que é privada mas que o dono cedeu e está aberta ao público todas as quartas-feiras - e há sempre duas festas: uma no interior do convento e outra no largo à porta do templo. 

Sabem porque o povo do Porto Santo é alcunhado de Profeta?

Imagem
Habitava na ilha, no século XVI, num lugar ermo da parte nortenha, um pastor eremita e selvagem que por ter poucas relações com os restantes habitantes era conhecido por bravio ou bravo. Valendo-se do mistério que circundava a sua vida, fez-se passar por um profeta inspirado pelo Espírito Santo, que lhe guiava os passos e ditava as palavras. Uma noite desceu ao povoado, trazendo uma campainha e alvoroçou o povo que correu de todos os lados para ver o que se passava. O Espírito Santo ocupava a alma do profeta “Fernão Nunes” mandando-o desvendar publicamente os defeitos e as culpas secretas de toda a gente. O Povo foi-se deixando levar pelo pastor, acontecendo tamanhas barbaridades. Até que um dia três habitantes da Ilha que não acreditavam nas palavras do tal profeta, foram para Machico pedir ajuda às autoridades. O pastor foi preso juntamente com a sua sobrinha Filipa, que também estava envolvida, sendo mandados para o tribunal de El-Rei. Foram condenados a estarem à porta d...

Já ouviram falar do Lambecas?

Imagem
Lambecas - o gelado maravilha Vir ao Porto Santo e não comer uma Lambecas é como ir a Roma e não ver o Papa... O negócio que começou em 1958. O proprietário José Reis conta que  este negócio começou no fim da década de 50, do século passado.  São os gelados mais famosos da Ilha do Porto Santo. As conhecidas "lambecas" fazem parte da tradição. O produto é genuíno e o segredo continua a ser a alma do negócio.  É vendido em cone de bolacha e até ao momento ninguém sabe como é feito. Sabe-se apenas que o sabor é diferente de todos os outros que existem no mercado. Sobretudo nos meses de Verão os pedidos repetem-se minuto a minuto e os funcionários não têm mãos a medir.São dezasseis os sabores disponíveis.

Sabiam que uma das primeiras centrais de dessalinização do mundo foi instalada no Porto Santo?

Imagem
Uma das três primeiras centrais de dessalinização do mundo (retirar sal da água do mar para a tornar potável) foi instalada em 1979 no Porto Santo. As outras duas foram na Arábia Saudita e nos EUA.

Sabem qual é o cruzamento mais movimentado do mundo?

Imagem
  Shibuya crossing num bairro de Tokyo no Japão, é considerado o cruzamento mais movimentado do mundo. Em segundos, o número de pessoas nas ruas cresce. Na hora que o sinal abre para os pedestres parece que vai haver uma batalha. Você tem a impressão de que, quando todo mundo se encontrar no meio do cruzamento, não haverá espaço suficiente para todos. Contudo, os japoneses têm a incrível capacidade de desviarem uns dos outros. O cruzamento fica tão lotado porque é o encontro de cinco ruas e fica bem em frente a uma das estações de trem e metro mais movimentadas de Tóquio. Ali também fica a estátua de Hachiko, o cachorro que foi parar no cinema.

Sabiam que não é correcta a expressão "ovelha ranhosa"?

Imagem
Normalmente dizemos "ovelha ranhosa" mas tal não é correcto, deverá ser "ovelha ronhosa" Ovelha ronhosa quer dizer que tem ronha, que é uma doença, uma espécie de sarna que ataca alguns animais.   Esta expressão usa-se para referir depre ciativamente alguém não bem aceite nm determinado grupo ou família.

Já ouviram falar do Akee?

Imagem
Akee ou   ackee   (Blighia sapida) é uma fruta da família Sapindaceae (a mesma família do guaraná), com origem na África Ocidental, Costa da Guiné. É uma planta típica de clima tropical. Foi introduzida nos trópicos onde se adaptou bem e há um consumo considerável apesar das características da fruta. Normalmente é propagada por sementes, mas pode ser também via vegetativa; neste caso, inicia a sua produção aos 4 anos. O interessante desta fruta é que é tóxica, principalmente quando imatura ou verde; só o arilo, porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro, isto é, quando se abre. A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. As sementes não são comestíveis. Por esse motivo tem de se tomar muito cuidado no seu consumo, sendo aconselhável cozinhar a parte branca da fruta. É usada na culinária exótica para bons doces e bolos, pois serve como substituto das nozes em certas ocasiões.

Sabem o que são crinolinas?

Imagem
As  crinolinas e ram armações usadas sob  as  saias  para  lhes conferir volume ,  sem  a  necessidade  do  uso  de  inúmeras anáguas  ( Peça da indumentária feminina utilizada por baixo da roupa (vestidos ou saias) com o objetivo de inibir a transparência ou gerar volume).

Os telhados de "algumas" casas na Noruega são feitos de trufa

Imagem
Os noruegueses orgulham-se de sempre tentarem viver em harmonia com a natureza – e um dos maiores exemplos disso são as casas cobertas de plantas. Os noruegueses não fazem isso por mera estética. A turfa é um bom isolamento e acaba protegendo a casa do calor no verão e das tempestades de neve no inverno.

A lenda dos Trolls na Noruega

Imagem
Troll  é uma criatura antropomórfica imaginária do folclore escandinavo. É descrita tanto como gigante horrendo – como os ogros – ou como pequena criatura – semelhante aos goblins.  Diz-se que vive nas florestas e nas montanhas, em cavernas ou grutas subterrâneas. Tem cauda como os animais. É frequentemente maldoso e estúpido. Na literatura nórdica, apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação dessas criaturas em pedra, quando expostas à luz solar, e ainda a sua perda de poder ao ouvirem o badalar dos sinos das igrejas. Características Geralmente os  trolls  são descritos como criaturas humanoides, nada inteligentes mas muito trabalhadoras. Às vezes são descritos como gigantes nórdicos ou algo semelhante aos ogros, seus tamanhos variando a depender da história. Vivem por muito tempo, mais de mil anos; vivem ...