Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2025

A chegada da Primavera (...do texto de António Galopim de Carvalho)

Imagem
  A palavra primavera anda na boca de toda a gente, mas nem todos sabem qual a sua origem. Para os que não sabem e tenham gosto em saber, aqui fica. De início, para os romanos, o ano era dividido em apenas duas grandes estações: - “Ver”, o bom tempo, a estação da floração e da frutificação, e - “hibernus tempus”, o mau tempo, a estação da chuva e do frio. O período correspondente ao "Ver" foi, depois, subdividido em três partes: 1. a primeira parte do “ver”, a boa estação, denominada de “Primo vere”, mais tarde, “prima vera”, correspondente aos dois primeiros terços da actual Primavera; 2. a segunda parte do "ver", o “Veranum tempus”, de onde resultou a nossa palavra Verão, correspondente ao final da nossa primavera e ao início do nosso verão; 3. a última parte do "ver", o “Aestivum”, de onde surgiu a nossa palavra Estio, correspondente ao final do Verão actual. Na imagem: Primavera (924), da pintora americana Georgia O'Keeffe

Todos os dias são dias da mulher, mas o dia 8 de Março de 1857 ficou na história.

Imagem
  Em Nova York, operárias corajosas, tentaram reivindicar melhores condições de trabalho e um aumento de salário. A manifestação foi reprimida com violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada e elas morreram carbonizadas. Somente em 1910 ficou decidido que esse dia seria oficial e em 1975 a data foi reconhecida pela ONU como dia Internacional da Mulher, prestando assim uma homenagem a todas as mulheres que lutam pelos seus direitos.

Provérbios populares de Março

Imagem
 -    Em março, cada dia chove um pedaço. – Em março, tanto durmo como faço. – Entre março e abril, o cuco há-de vir. – Lua cheia em março trovejada, trinta dias é molhada. – Março pardo e venturoso traz o ano formoso. – Vento de março e chuva de abril, fazem o maio florir. – O enxame de março apanha-o no regaço. – Páscoa em março, ou fome ou mortaço. – Poda em março, vindima no regaço. – Quando em março arrulha a perdiz, ano feliz. – Quando março sai ventoso, sai abril chuvoso. – Março, marçagão, manhã de inverno, tarde de verão. – Vinho de março, nem vai ao cabaço. – Covas em março e arrendas pelo S. João; todos o sabem, mas poucos as dão.  – Se queres um bom cabaço, semeia-o em março.