A nível cientifico será que o sentimos mesmo falta de abraços?

 A ausência de abraços e de afeto pode causar confusão de sentimentos e tristeza em muitas pessoas.


O que acontece?

"O cérebro trabalha com recompensas e o fato de abraçar ou ser abraçado é capaz ativar o circuito mesolímbico dopaminérgico [um conjunto de neurônios específicos] do cérebro. Essa é uma região responsável por emoções agradáveis e uma descarga de neurotransmissores e substâncias que causam bem-estar é disparada para todo o corpo, causando a sensação de conforto que só um abraço bem apertado é capaz de causar", esclarece um neurocientista.

Sem um abraço ou até mesmo contato íntimo com outras pessoas, o que estimula as funções cerebrais e ativa os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato), o cérebro, literalmente, sofre fisiologicamente com essa ausência.  

"Como somos seres programados para viver em sociedade, estabelecer conexões nos torna mais fortes e isso está no nosso DNA. Por mais que isso não seja compensado por uma ligação em que se vê do outro lado da tela, essas ações são as únicas possíveis atualmente e podem ajudar a preencher o buraco que essa fase tem causado", avisa o neurocientista sobre como contornar essas ausências.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?