Os C.......s das Caldas


Este artesanato surgiu no final do século XIX. 

Os primeiros modelos foram criados por Maria dos Cacos, (barrista e feirante), e posteriormente por Manuel Mafra. Só depois, o humor de Maria dos Cacos e o naturalismo de Manuel Mafra foram recriados por Rafael Bordalo Pinheiro.

O Rei D. Luís I de Portugal presenteava os seus amigos com as peças humorísticas das Caldas. 

A criatividade de Rafael Bordado é seguida pelo seu filho Manuel Gustavo e pelo seu rival Costa Motta Sobrinho, nomes que ressaltam na cerâmica das Caldas das primeiras décadas do século XX.

Nos últimos anos os caralhos perderam popularidade e são muito poucos os ceramistas que os fabricam. Artesanato grosseiro ou arte provocatória, a verdade é que as “malandrices” são uma espécie de louça em vias de extinção.

Uma das razões para a extinção a falta de seguidores. Enquanto anos atrás havia muitas fábricas a trabalhar na louça erótica hoje praticamente não há ninguém.   

Francisco e Casilda Figueiredo, ainda se dedicam a execução dos originais "c......s das Caldas", mas a arte corre o risco de vir a desaparecer devido à idades deste casal sexagenário e, à falta de seguidores desta tradição.




Relativamente à expressão “ às cinco não faço nem mais um...” 
desconhece-se a sua origem. 

Pensa-se que esta frase terá sido criada a nível nacional para satirizar os serviços públicos. 

Desde então é utilizada também para “gozar” com os trabalhadores das Caldas da Rainha, sobretudo aqueles que se dedicam ao fabrico do artesanato erótico.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?