Conhecem a história e o significado da bandeira da Itália?

 

Il Tricolore, a bandeira da Itália

Símbolo nacional de um país, uma bandeira nunca nasce pronta… ela evolui se transforma e vai tomando novos rumos, como a história de seu povo. E não foi diferente com a bandeira da Itália.
Inspirada na bandeira francesa a Il Tricolore, como é chamada pelos italianos, começou a ser utilizada como conhecemos hoje logo depois da Segunda Guerra Mundial. Suas cores sempre foram as mesmas, porém com outras representações.

 

As cores da bandeira da Itália

Verde, branco e vermelho. Colocadas em três faixas de tamanhos iguais, verde à esquerda, branco no centro e vermelho à direita. Cada uma dessas cores tem um significado: o verde representa a natureza, os direitos naturais do homem – igualdade e liberdade. O branco são os Alpes, cadeia de montanhas que corta vários países da Europa e presente em todo norte da Itália, com seus picos sempre cobertos de neve. O vermelho é o sangue dos patriotas que perderam a vida nas guerras da independência da Itália.

Mas existem outras interpretações para essas cores. Dizem que o vermelho e o branco já eram as cores oficiais da bandeira da comuna de Milão e o verde, a cor do uniforme da guarda civil de Milão.
Do ponto de vista religioso essas cores se traduzem como o verde da esperança, o branco como a fé e o vermelho como a caridade.
Para que não haja confusão com outras bandeiras semelhantes, as cores da Il Tricolore foram codificadas pelo governo italiano em conjunto com o Instituto Poligráfico do Estado. Quanto às dimensões das faixas, devem ser na proporção de 2:3.

 

Um pouco de história

Em 1794, na Universidade de Bolonha, dois estudantes se revoltaram contra o poder da Igreja que imperava há quase 200 anos na cidade. Inspirados na Revolução Francesa, eles trocaram o azul da bandeira da França pelo verde. Essa cor, pela simbologia maçônica, representava a natureza e os direitos naturais do homem – igualdade e liberdade.
A revolta fracassou e eles acabaram mortos, mas as cores seguiram firmes. Até o formato atual – três faixas de tamanhos iguais – muita coisa na bandeira foi mudando, símbolos entraram e saíram.
Tremulando de norte a sul do país, a bandeira italiana representa não apenas o Estado, mas todo um povo. Povo esse que conquistou a liberdade e se manteve unido acima de tudo.

 

Das figuras em metal às bandeiras em tecido

Afinal, como quase tudo tem sua origem em um passado bem distante as bandeiras em tecido também têm história. As insígnias desenhadas em metal foram a inspiração, mas foi a partir da Idade Média que o tecido entrou em cena. Foi quando os soldados da Legião Romana começaram a hastear pedaços de pano colorido em estandartes para identificar seu batalhão e assim evitar mortes de seus aliados.

 

Devemos respeito à bandeira italiana e a todas outras do mundo, pois em uma figura geométrica de proporções corretas e alguns símbolos cabe muita história!




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?