Já ouviram falar em Surströmming? uma iguaria sueca com um cheiro difícil de igualar

Surströmming é um alimento sueco que consiste em peças de arenques do Báltico fermentados em salmoura com pouco sal. 

Integra a culinária tradicional do norte da Suécia desde fins do século XVI.

Na preparação da salmoura, é usado sal em quantidade suficiente apenas para impedir que o peixe apodreça (decomposição química). Um processo de fermentação (que converte o açúcar em ácidos, gases e álcool) de pelo menos seis meses confere ao peixe ligeiramente salgado um cheiro forte característico e um sabor ácido.

O arenque do Báltico, conhecido como strömming em sueco, é menor que o arenque do Atlântico, encontrado no mar do Norte, sendo normalmente capturado nas águas do estreito de Kalmar, na primavera, antes de atingir a idade adulta. É fermentado em barris durante entre um a dois meses. Em seguida, é enlatado, mas não pasteurizado ou esterilizado. A fermentação continua, assim, dentro das latas, fazendo-as inchar após aproximadamente seis meses, através do aumento da pressão. É comum encontrar estas latas inchadas em supermercados por toda a Suécia.

As latas, quando abertas, soltam um forte cheiro. Devido a este facto, geralmente as refeições com este prato são feitas ao ar livre. No entanto, abrir a lata em baixo da água atenua o odor, além de evitar que a pessoa que abra a lata seja molhada com salmoura, já que o processo de fermentação aumenta a pressão no interior da lata.

É referido por alguns como sendo apenas peixe podre que cheira a peixe podre. Outros defendem que se trata da melhor das iguarias.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?