Dia 27 de Março algumas curiosidades relacionadas com o teatro

Como tudo começou em Portugal

Em 1836, Passos Manuel assumiu a direção do Governo após a revolução, e uma das medidas que tomou foi encarregar o escritor e político Almeida Garrett de apresentar um plano para a fundação de um teatro nacional. O Teatro Nacional D. Maria II viria a ser inaugurado a 13 de abril de 1846, em Lisboa, durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha Maria II (1819-1853).

Uma viagem em torno da história do teatro em Portugal, leva-nos a recuar alguns séculos. A Grécia, na sua primeira época, já contava com poetas como Homero, Hesíodo e Safo. Entre os povos mais bárbaros, acharam os viajantes e descobriram poesias e cantigas. O teatro estava ligado aos festivais religiosos em honra do deus Dionísio, o deus da alegria.

Na época primeira, que remonta ao século XV e início do século XVI, ao reinado de D. João II e princípio de D. Manuel, avistam-se uns vislumbres teatrais que, apesar de monstruosos, eram o melhor do tempo.

Nessa época, chamavam-se Autos e eram quase sempre sagrados. Realizaram-se os Autos “Da vida de Adão” e outros, representados e impressos em Lisboa. Pela altura da Quaresma, representavam-se as vidas de Santos e, no Teatro do Porto, puseram-se em cena os milagres de Santo António.

Algumas curiosidades:

Merda
Expressão de origem francesa (Mérde) considerada um mantra ou espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações. Tem o mesmo significado de boa sorte, pois, em França, quando ainda se usava carruagem, a quantidade de merda dos cavalos na porta dos teatros, durante um espetáculo, demonstrava o seu sucesso pela quantidade de pessoas presentes.   
Break a Leg 
A expressão  é um tanto estranha, visto que sua tradução literal transmite o oposto do seu sentido real.  Mas há uma razão para isso. 

A expressão break a leg significa à letra “quebre uma perna”, mas a real intenção de quem diz isso é simplesmente desejar boa sorte. Estranho? Bom, se entendermos sua origem até que faz certo sentido. É dito que a expressão surgiu nos teatros entre os artistas que, conhecidos por crerem em superstições, achavam que desejar boa sorte era algo que na verdade traria azar. 

Assim, alguém teve a brilhante ideia de trocar o boa sorte por algo que ia totalmente na contramão disso.


Catarse
Um momento clímax. Dentro do processo criativo e durante uma apresentação, a catarse é uma mistura de emoções e sentidos dos atores com os personagens que é, consequentemente, transmitida ao público.

Solilóquio
É a combinação das palavras: solo e monólogo. Um discurso feito por uma única pessoa.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?