Em pleno sec. XXI, sabiam que existe ainda uma praia com um muro a separar homens e mulheres?

Em Trieste há uma praia diferente na qual mar e areia são divididos de acordo com o género: de um lado os homens, do outro as mulheres. O local, designado por Bagni Comunali Lanterna, é separado por uma parede branca, com mais de três metros, que se estende à água.
Para visitar a praia, que conta com uma entrada exclusiva para mulheres e crianças com menos de 12 anos, e outra de uso exclusivo do sexo masculino, é necessário pagar um euro. Há regras neste local que ditam que os géneros devem estar separados e, para se “atravessar o muro” para o género oposto é necessária uma autorização especial.
Ao longo dos anos tem sido repetidamente proposta a demolição do muro. Em 1943, o jornal de Trieste, Il Piccolo , referiu-se à demolição como uma questão económica, já que o facto de não ter entrada gratuita restringia o acesso de locais. Ainda assim, fruto de sondagens junto da população em que a resposta foi maioritariamente a favor da permanência do muro, o mesmo manteve-se.

A praia continua a ser frequentada e, por mais mulheres do que homens, diz a página de viagens Volta ao Mundo. A razão pela qual as mulheres preferem esta praia é a privacidade. “Não há homens à volta delas, podem ter uns quilos a mais ou não ter a depilação feita”, disse a jornalista italiana Micol Brusaferro. Giancarlo, um frequentador do local, diz que para os homens “este lugar permite terem um descanso das mulheres”






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?