Sabem qual a origem e história do Hashi (pauzinhos japoneses)?


Hashi (pauzinhos japoneses) começou a ser usado no ano de 2.500 anos antes de Cristo

Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos ao servir a carne, iniciou-se o costume de usar palitos feitos bambu. Lenda ou facto, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.

O hashi é mais higiénico do que o garfo e faca e/ou colher e pode ser produzido em diversos materiais, desde bambu até prata ou marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. Os alimentos, com excepção do macarrão, são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.


Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos.

Dizem os japoneses que inicialmente não era usado o hashi para comer sushi e sashimi (eram consumidos utilizando-se as mãos), mas como este hábito passou a ser difundido no ocidente, e com o passar do tempo se tornou aceitável no Japão.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?