"Beija-me depressa" é um doce sabem de que cidade?



“Beija-me… depressa” adensa romantismo da cidade templária 


São uma maravilha para os olhos e uma delícia para o paladar.  E como o próprio nome convida, não há quem resista ao “Beija-me… depressa”. Um doce de ovos conventual envolto em açúcar de pasteleiro que é marca registada da Pastelaria “Estrelas de Tomar”, a pastelaria com fabrico próprio mais antiga da cidade. Cada embalagem leva 12 “beijos” e apresenta uma ilustração encantadora dos anos 50, com um desenho de uma menina e um menino dentro de um coração, a lembrar as publicidades antigas, que adensa o romantismo 

Henrique Neves, 80 anos quase feitos, comprova que este doce é dos mais pedidos pelos seus clientes mas que tem mais saída em ocasiões especiais com o São Valentim. Quem compra, leva logo uma embalagem inteira que mantém o design encomendando a um ilustrador nos anos 50. “Tínhamos que arranjar algo que chamasse a atenção dos clientes. Contactamos uma casa para fazer o design e criámos estas caixas de especialidades, que era uma novidade para a época, e que ainda hoje são um êxito”, conta.
A receita do “Beija-me depressa”, a par dos queijinhos doces, das queijadas e das Fatias de Tomar, está no segredo dos Deuses, embora já há quem se pusesse a adivinhar. Sabe-se que leva açúcar, ovos, manteiga e farinha, sendo um dos muitos doces desta Pastelaria confeccionados na fábrica de Santa Cruz. “É uma receita que criámos, um doce de ovos, preparado e alterado, e que mantivemos ao longo de todos estes anos. São pequenos que é para não enjoar. Costumo oferecer a muita gente e há quem os coma logo à dúzia”, conta a sorrir.
O nome sugestivo, revela Henrique Neves, foi criado para ter impacto junto do público. E conseguiram. “Éramos muito visitados por turistas e decidimos dar este nome para que as pessoas levassem esta especialidade para casa e pudessem brincar com as esposas ou maridos”, atesta.
A embalagem cartonada têm-se mantido fiel ao longo dos tempos. Apresenta dimensões de 21 x 9,5 x 3 cm e pesa 268 gramas. “Já tentámos modernizar o design mas os clientes pedem-nos que não o façamos. Vou manter a tradição até poder”, assegura sobre estas pequenas bolas de puro prazer, que se desfazem na boca com uma suavidade e sabor únicos. E não precisa pedir perdão à dieta. Pelo amor, há sacrifícios que valem a pena!

“Beija-me… depressa”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?