Sabem por que é que a "caixa negra" do avião é laranja?
Por que chama mais a atenção.
Em caso de
acidentes, a caixa-preta – que guarda os dados do voo – precisa ser rastreada
em locais de difícil acesso, como o fundo do mar. Por isso, além de ser
laranja, ela carrega duas tiras fosforescentes, que reflectem a luz.
A expressão
caixa-preta vem da década de 50, quando os circuitos electrónicos do avião eram
agrupados em compartimentos, mas o termo correto é Flight Data Recorder (em
inglês,“gravador de dados do voo”). "Como o funcionamento dos circuitos era
obscuro, as caixas ficaram conhecidas como black boxes, já que a cor preta
remete ao desconhecido”, explica Hildebrando Hoffmann, professor de Ciências
Aeronáuticas da PUC-RS.
E o apelido pegou precisamente na única caixa que,
por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja. Em
média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por
12 de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg. Feita com uma liga de titânio e
resina, a caixa suporta temperaturas de até 1100º C.
Comentários
Enviar um comentário