Sabiam que o Museu Nacional do Rio de Janeiro era a mais antiga instituição científica do Brasil....

O Museu Nacional do Rio de Janeiro era a mais antiga instituição científica do Brasil. 

Até meados de 2018, figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.

Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, estando instalado no Palácio de São Cristóvão. O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício foi tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938. 

Fundado por Dom João VI em 6 de Junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana, reunindo o acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada em 1784 pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Sousa, além de outras colecções de mineralogia e zoologia. A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso sócio-económico do país através da difusão da educação, da cultura e da ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu género na América do Sul. Foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946.

O Museu Nacional abrigava um vasto acervo com mais de 20 milhões de itens, englobando alguns dos mais relevantes registos da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, bem como amplos e diversificados conjuntos de itens provenientes de diversas regiões do planeta, ou produzidos por povos e civilizações antigas. 

Formado ao longo de mais de dois séculos por meio de colheitas, escavações, permutas, aquisições e doações, o acervo é subdividido em colecções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia.  

Tinha uma das maiores bibliotecas especializadas em ciências naturais do Brasil, com mais de 470.000 volumes e 2.400 obras raras.

No campo do ensino, o museu oferecia cursos de extensão, especialização e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de realizar exposições temporárias e actividades educacionais voltadas ao público em geral. 

Em 2 de Setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu os três andares do prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro.
O edifico sofreu um grande incêndio afectando seus 3 andares e destruindo boa parte da construção e de seu acervo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?