Dia 3 de Setembro dia de S.Gregório mas sabem porque se utiliza a expressão "chamar o gregório" "ir ao gregório" "


Gregório Magno, ou Gregório “o Grande”, foi Papa de 590 a 604, até ao dia da sua morte. Foi um dos Papas mais adorados pela população e um dos mais sábios e activos, sendo reconhecido como Doutor da Igreja e também como santo pelo povo, logo por altura do seu funeral.
Natural de Roma, Gregório foi responsável pela introdução da observância do celibato, assim como da inserção da oração do Pai-Nosso e do canto gregoriano na missa. Vivendo como um monge durante o seu papado, Gregório dedicou-se à distribuição de esmolas pelo povo, à protecção dos judeus de Itália e à conversão dos ingleses, entre muitas outras preocupações.
O Dia de São Gregório festeja-se a 3 de Setembro pois foi neste dia que em 590 ele se tornou Papa. É o padroeiro dos professores, dos estudantes, cantores e músicos.
Além disso, devemos a este Papa o calendário que usamos nos dias de hoje, pois foi ele quem decretou o dia 1 de Janeiro como o primeiro dia do ano – e é por isso que se chama calendário gregoriano.
É verdade que Ugo Buoncompagni – nome de batismo de Gregório XIII – não era nenhum anjinho antes de ser Papa: durante uma juventude fogosa, quando ainda frequentava a Universidade de Bolonha, terá exclamado «meu Deus» várias vezes e nem sempre para celebrar a graça do Criador.
Diz-se até que deixou um filho na cidade, quando a sua perícia jurídica captou a atenção do Papa Pio IV e viajou para participar no Concílio de Trento, uma assembleia ecuménica que reformou a Igreja Católica e tratou da saúde aos Protestantes. Depois foi subindo a pulso na hierarquia eclesiástica até chegar a Papa, aos 70 anos. 
Mas então porque chamamos o gregório?
As expressões idiomáticas «chamar o Gregório», «chamar pelo Gregório» ou «gritar pelo Gregório» têm origem onomatopeica. 

As onomatopeias são palavras que imitam os sons que nós ouvimos. 

A consoante [g] é emitida perto da garganta, e a consoante [r] é vibrante. Por isso, as palavras gargantagargarejogorjeio e Gregório lembram os ruídos da garganta. 

Assim, o nome Gregório ajuda a fixar a imagem sonora correspondente ao ruído da garganta quando expulsamos o que temos no estômago.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?