Conhecem a lenda da Ermida do Baleal?


"Aí por volta de 1590 surgiu na costa de Peniche, um barco de piratas mouros. Aproveitando o facto da população estar desprevenida contra um assalto inesperado como aquele, os mouros roubaram, em pouco tempo, tudo quanto lhes foi possível encontrar pelos arredores, incluindo homens, que venderiam como escravos, uma vez chegados à sua terra.

Entre os muitos objetos roubados constava - já que saquearam também todos os templos que encontravam no seu caminho - uma imagem da Virgem chamada das Mercês, que se venerava na Ermida do Baleal.

Um desses homens que tinha sido feito prisioneiro e vendido como escravo pelos mouros foi parar às mãos de um senhor que tinha barcos de pesca e que aí o empregou para obter maior rendimento, uma vez que a profissão do escravo fora sempre a de pescador. Ora, certa vez em que levou o seu barco até Argel, o homem viu, em casa de um mouro, a imagem da Senhora das Mercês, que não sabia ter sido roubada.

Pensando em como aos seus conterrâneos devia fazer falta aquela imagem milagrosa, o pescador tratou de falar com o mouro para que lha vendesse. Mas o dono da imagem, ou por qualquer desconfiança, ou por não querer satisfazer o desejo patenteado pelo cristão, recusou vendê-la. Ante a insistência do cativo português, porém, acabou por aceder em vendê-la pelo seu peso em prata.

O cristão ficou muito aflito porque era muito pobre e nunca arranjaria o suficiente para resgatar a Senhora das Mercês. Contudo, com a fé que tinha, aceitou a proposta do mouro e esperou que Deus o ajudasse de qualquer maneira. E realmente, feita a pesagem, verificou-se com espanto que bastavam umas pequenas moedas para equilibrar os dois pratos da balança.

O pescador, muito contente, voltou com a imagem ao seu local de cativeiro, e anos mais tarde, com o produto do seu trabalho, comprou a liberdade e voltou a Peniche com a imagem da Senhora das Mercês, que retomou o seu lugar na Ermida do Baleal."




Fernanda Frazão. 
Lendas Portuguesas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?