Curiosidades sobre as enguias....
A enguia europeia faz a viagem da sua vida antes de procriar
É uma das mais assustadoras viagens do reino da natureza. Durante Março a Abril as enguias-europeias adultas desovam nas águas quentes e profundas do mar dos Sargaços, uma zona do Atlântico ocidental. Os seus ovos de que nunca se encontrou nenhum, transformam-se em minúsculas larvas, transparente de cerca de 7 mm, que, à medida que crescem, tomam o aspecto de uma folha.
Durante os 3 anos seguintes, as larvas andam à deriva uns 4000-5000 Km, até chegarem às costas da Europa, altura em que atingem os 8 cm. Perto da costa diminuem de tamanho e transformam-se em enguias transparentes, ou angulas, com cerca de 6,5 cm. No Inverno juntam-se aos milhares, perto dos estuários da Europa. Depois quando encontram as águas salobras dos estuários, o seu comportamento muda. Em vez de vogarem passivamente à deriva, as angulas nadam vigorosamente, rio acima. Se encontram correntes fortes, serpenteiam através das pedras e das fendas das rochas ou cavam aberturas no leito arenoso do rio, em vez de lutarem contra a força das correntes ou sucumbirem arrastadas para o mar.
As enguias têm o olfato e o paladar bem apurados, conseguem detectar um dedal de um produto químico em 4 Km cúbicos de água.
Visto que as enguias conseguem fechar as suas guelras de estreitas aberturas e obterem mais de 60% do oxigénio de que precisam, respirando através da sua pele viscosa, é-lhes possível migrar por terra através da relva húmida, pelo fresco da noite.
Comentários
Enviar um comentário