O polvo um animal de características curiosas....
Os polvos são animais invertebrados, que têm algumas características diferentes:
Têm 3 corações
Isso mesmo. Dois deles são usados para bombear o sangue sem oxigénio para as brânquias, onde ocorre a “respiração”, enquanto o terceiro bombeia o sangue oxigenado pelo corpo. Com esse sistema, eles conseguem ser bastante ativos e se deslocar com velocidade.
Sangue Azul
Se ter sangue azul significasse fazer parte da realeza, seríamos todos súbditos dos polvos. O sangue desses animais possui uma proteína transportadora de oxigénio chamada hemocianina, que é formada por cobre ao invés de ferro, como nos demais seres de sangue vermelho. Esta variação torna o transporte de oxigénio mais eficiente em águas de temperaturas muito baixas e com pouco oxigénio, o que é uma vantagem adaptativa para sua majestade, o polvo.
São os invertebrados mais inteligentes
Os polvos são animais muito inteligentes. Eles já se mostraram capazes de utilizar ferramentas (fato inédito no mundo dos invertebrados) além de abrir frascos, apertar parafusos, etc. Pesquisas indicam que eles possuem um circuito de memória a curto prazo e outro a longo prazo, o que os torna capazes aprender e armazenar memórias.
Imitadores natos
Algumas espécies de polvos são capazes de mascarar-se como outros animais para assustar os predadores. Um exemplo disso é o polvo-mímico (Thaumoctopus mimicus), que vive nos mares da Indonésia. Ele é capaz de se disfarçar de mais de 15 animais diferentes, como a serpente marinha, o peixe-leão cheio de espinhos, etc. Nas águas do Atlântico, existe outro expert em imitação: o polvo Macrotritopus defilippi se mascara copiando a forma e os movimentos do peixe linguado.
Especialista em camuflagem
Polvos também são capazes de se camuflar em ambientes, para passarem despercebidos aos olhos dos predadores, tanto entre recifes de corais coloridos como sobre a areia. Mas como são capazes de fazer isso? Eles possuem cromatóforos na sua epiderme, que são células que contém pigmentos. Isto torna possível mudar de cor e padrão facilmente.
Tinta nos inimigos
Quando sentem que o predador se aproxima, os polvos libertam um jato de tinta escura para despistar, além de irritar e atordoar seu perseguidor. A coloração escura da tinta deve-se a uma substância chamada melanina, enquanto que a irritação é causada pelas moléculas tirosinase, lisina e ácido aspártico.
Regeneração
As estratégias de defesa anteriores não foram suficientes para escapar do predador? Calma, o polvo ainda tem uma carta na manga. Neste caso, ele põe em prática o plano B: a autotomia, que é a capacidade de liberar partes do corpo (como os tentáculos, por exemplo), para se livrar do predador. É como se fosse uma automutilação. Depois é tranquilo, só regenerar o tentáculo novamente.
Procriar é mortal
Existe uma armadilha da qual os polvos não conseguem escapar: procriação. Embora sejam conhecidos por serem animais solitários e canibais, em certo momento da vida decidem reproduzir-se. Para isso, a fêmea liberta um feromónio que sinaliza ao macho que é hora de procriar e este a fecunda e, em seguida, exaurido, morre. A fêmea, por sua vez, cuida dos ovos até eclodirem e então também morre, pois não se alimenta nesse período.
Possuem mais genes que o ser humano
Pesquisadores sequenciaram o DNA do polvo e descobriram que este animal possui o maior genoma do mundo dos invertebrados, com 2,7 bilhões de pares de bases, tamanho semelhante ao genoma de gatos domésticos. Além disso, observaram que o polvo possui um genoma altamente complexo e com mais genes que humanos: 33 mil, contra aproximadamente 22 mil em humanos. Não que isso seja exclusividade deles: várias espécies de plantas possuem muitos genes, como a videira (cerca de 30 mil) e a banana (pouco mais de 36 mil).
O Lula molusco é, na verdade, um polvo
Estranho, mas é isso mesmo! Embora lulas e polvos sejam parentes próximos, o Lula Molusco possui corpo mais arredondado e ausência das nadadeiras típicas de lulas. Vale ressaltar também que o Lula Molusco tem apenas 6 tentáculos, o que não corresponde com a realidade, porque tanto lulas como polvos possuem 8.
Curioso este animal, talvez um dos mais curiosos da natureza.
Comentários
Enviar um comentário