Algumas curiosidades relacionadas com a dança

 O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

 Origem da palavra Dança:

“As palavras dança, “danza”, “dance”, derivam da palavras “atns”, que, em sânscrito, significa “tensão”.”

 Utilização da Dança:

“Tão antiga quanto o homem, a dança foi inicialmente utilizada para rogar favores aos deuses, homenageá-los, dar vazão a sentimentos pessoais de fé ou expansões ligadas a acontecimentos de grupos sociais, além de proporcionar destreza para a guerra ou para a caça.”

 A dança em Roma e na Grécia

“Em Roma, a dança era considerada um espetáculo, e reservada aos profissionais. Mas, foi no teatro grego que a dança tomou a conotação de diversão, incluindo canto e pantomima.”

 O primeiro baile com dança de sala

“A dança de sala, conforme Justino Dias Lima Soares, na obra: “Elementos de Dança de Sala”, é de origem francesa. A primeira festa de corte a que se possa dar o nome de baile ocorreu em 1385, em Amies, no casamento de Carlos VI com Isabel de Baviera, em função de que as mais importantes nobrezas da época se fizeram presentes.”

 Os principais polos de dança

“Em determinado momento da história, os polos de irradiação das danças foram: Espanha, Portugal, França e Áustria. Isto não quer dizer que eles foram os únicos criadores, mas, os primeiros divulgadores das danças para o mundo através de sua influência cultural.

 Lei da Imitação

“O sociólogo francês Gabriel Tarde nos diz na sua obra: “Lei da Imitação”: “Sempre se verá a nobreza, em tudo o que ela dependa, imitar aos Reis, seus senhores; e a plebe, no que lhe seja possível, imitar a nobreza.

 Canais de perceção – Ouvido, Sentimento, Movimento, Coordenação do Movimento e Projeção do Movimento

Para dançar, seja qual foi o ritmo, estilo ou modalidade, não basta saber a coreografia. Precisa-se também, de uma série de fatores, que farão existir um envolvimento entre os dançarinos e a música. Dentre estes fatores, estão principalmente, o que chamamos de canais de perceção, que, se bem desenvolvidos, trarão uma melhor e mais fácil compreensão dos temas apresentados neste trabalho.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?