Já ouviram falar do peixe transparente?

A curiosa espécie Salpa maggiore! 

Peixe transparente: essas curiosas criaturas gelatinosas e transparentes são especialmente interessantes para os cientistas porque têm muito em comum com os seres humanos. E, na verdade, não são peixes como se verá abaixo. Cientistas acreditam que nosso sistema nervoso evoluiu a partir de um sistema similar ao de um salpa.

O nome científico é ‘Salpa maggiore’. Ele pertence à família de salpidae. Fazem parte do subfilo tunicata. As espécies desta família se movimentam de uma forma muito curiosa, encolhimento e bombeando água. Para isso eles têm dois furos por onde a água entra e sai, fluindo através de seu corpo. Com o bombeamento as criaturas também filtram seu alimento, o fitoplâncton.

Salpas: comuns em diversos oceanos

A espécie é comum em diversos oceanos. Ocorrem em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. A maior concentração  se dá no Oceano Austral, nas proximidades da Antártica.

São animais  capazes de juntar-se em filas de mais de um quilômetro. Eles podemabsorver cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia! Esta qualidade é muito relevante para o planeta, já que poderiam inspirar alguma forma de reduzir o efeito estufa.

Animais multicelulares

Considera-se que salpas são animais multicelulares. E se reproduzem rapidamente. São capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia.

De acordo com o pesquisador Alvaro Esteves Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), trata-se de um animal conhecido informalmente como “salpa”, da classe Thaliacea. Alvaro Esteves explica:

Esses bichos não têm nomes populares por aqui. Os biólogos se referem a eles de forma genérica como ‘salpas'”. “Salpa” é o nome que identifica um gênero de animais dentro desse grupo, mas a nomenclatura acaba sendo utilizada para se referir ao grupo todo.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?