Por que se utiliza a palavra "corno" para aquele que é traído?


As pessoas costumam utilizar a palavra “corno” para designar uma pessoa que foi traída pelo companheiro/a atual. No entanto, sabem de onde surgiu essa expressão? 

A hipótese mais provável remonta à antiga civilização grega.
Bom, a história fala de um imperador bizantino, chamado Andrónico I Comneno, que tinha uma péssima reputação de violento e mulherengo. Ele não era bem visto nem mesmo por seus familiares. Muito menos por seus súbditos.

De 1183 a 1185, tornou-se ainda mais forte e começou a punir aqueles que se opunham a ele. Além de prisões arbitrárias, o imperador sequestrava as mulheres mantendo-as como concubinas até se cansar. Mesmo que elas fossem casadas. Então pendurava cabeças de veados nas paredes das casas para zombar os maridos delas.

A partir de 1185, a expressão grega "cherata poiein', ou pôr os “cornos”, em tradução livre, tornou-se muito popular. Indicava humilhação pública que o imperador fazia aos seus súbditos "apossando-se" das suas esposas.

Quando os soldados do rei Guilherme II chegaram à cidade de Tessalónica e viram os chifres pendurados nas paredes e janelas das casas, queriam saber do que se tratava. Assim, a palavra 'corno' chegou às terras da Sicília, depois a toda Itália e espalhando-se por muitos outros países europeus e não só.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?