Uma borboleta com asas do tamanho de ave é encontrada em Chernobyl

 O local do maior desastre nuclear da história é agora também o habitat de uma das maiores borboletas até agora registradas, e ameaçada de extinção na Ucrânia.

Uma borboleta com uma envergadura de asa do tamanho de uma ave pequena foi avistada na zona de exclusão de Chernobyl, Ucrânia, por funcionários da Reserva de Biosfera Radioecológica da região, que relataram a descoberta na página da entidade no Facebook.

Os cientistas da reserva dizem que a borboleta, cujo nome científico é Catocala fraxini, não é uma mutação, mas uma espécie muito rara e bastante bonita.

A borboleta faz parte do Livro Vermelho (que lista as espécies de animais ameaçados de extinção na Ucrânia. A Catocala fraxini é uma das maiores representantes das borboletas que vivem na Ucrânia e na Europa em geral. O comprimento da sua asa frontal pode chegar a 45 milímetros e a envergadura das asas durante o voo pode atingir 110  milímetros, disseram os cientistas.

A borboleta voando é linda, ativa durante a noite e é atraída pela uz. Quando a chuva pára a borboleta será levada para a sua árvore, o álamo,

A Reserva de Biosfera Radioecológica de Chernobyl foi estabelecida na zona de exclusão de Chernobyl em 2016 para preservar a flora e a fauna únicas da região, realizar pesquisas ecológicas e permitir a regeneração dos terrenos da área contaminados pela radiação.

A zona de exclusão foi criada em 1986 em torno do local do acidente da usina nuclear de Chernobyl, considerado o pior desastre nuclear da história da humanidade. Cerca de 100 pessoas morreram imediatamente em consequência da explosão no reator, mas nos anos seguintes milhares mais faleceram devido à exposição à radiação.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?