Em 30 de Janeiro de 1948, Mahatma Gandhi foi assassinado por um hinduísta fanático. Algumas curiosidades sobre a sua vida

Muitas pessoas se lembram de Gandhi por suas famosas greves de fome, mas há muito mais nessa história:

Mahatma Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, como Mohandas Karamchand Gandhi. Recebeu o título de Mahatma, que significa “Grande Alma”.

Gandhi costuma ser chamado de Bapu na Índia, um termo carinhoso que significa “pai”.

Gandhi lutou por muito mais do que independência. Suas causas incluíam os direitos civis das mulheres, a abolição do sistema de castas e o tratamento justo de todas as pessoas, independentemente da religião. Sua mãe e seu pai tinham tradições religiosas diferentes.

Gandhi exigia um tratamento justo para os intocáveis, a casta mais baixa da Índia; ele passou por vários jejuns para apoiar a causa. Ele chamou os intocáveis de harijans, que significa “filhos de Deus”.

Gandhi fez uma promessa precoce de evitar produtos lácteos, entretanto, depois que sua saúde começou a piorar, cedeu e começou a beber leite de cabra. Ele às vezes viajava com sua cabra para garantir que o leite estava fresco e que não recebia leite de vaca ou de búfala.

Nutricionistas do governo foram chamados para explicar como Gandhi conseguiu passar 21 dias sem comer.

O governo britânico não permitiu fotos oficiais de Gandhi enquanto ele fazia jejum, por medo de estimular ainda mais a pressão pela independência.

Gandhi era na verdade um anarquista filosófico e não queria um governo estabelecido na Índia. Ele sentia que, se todos adotassem a não violência e um bom código moral, poderiam governar por si próprios.

Um dos críticos políticos mais francos de Mahatma Gandhi foi Winston Churchill.

Mais curiosidades

Por meio de um casamento pré-arranjado, Gandhi casou-se aos 13 anos; sua esposa, Kasturbai Makhanji Kapadia, era um ano mais velha.

Gandhi e sua esposa tiveram seu primeiro filho quando ele tinha 16 anos. Essa criança morreu poucos dias depois, mas o casal teve quatro filhos antes de ele fazer o voto de celibato.

Apesar de ser famoso pela não violência e envolvimento no movimento de independência indiana, Gandhi na verdade recrutou indianos para lutar pela Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial. Ele se opôs ao envolvimento da Índia na Segunda Guerra Mundial.

Frequentou a faculdade de direito em Londres e era famoso entre os professores por sua caligrafia ruim.

A imagem de Mahatma Gandhi apareceu em todas as denominações de rúpias indianas impressas desde 1996.

Viveu  21 anos na África do Sul. Ele também foi preso lá muitas vezes.

Denunciou o gandismo, pois não queria criar seguidores de culto. Ele também admitiu que “… nada de novo para ensinar ao mundo. A verdade e a não violência são tão antigas quanto as colinas.”

Morreu assassinado por um compatriota hindu em 30 de janeiro de 1948, que atirou nele três vezes à queima-roupa. Mais de dois milhões de pessoas compareceram ao funeral de Gandhi. O epitáfio em seu memorial em Nova Delhi diz “Oh, Deus”, que são consideradas suas últimas palavras.

Uma urna que antes continha as cinzas de Mahatma Gandhi está agora em um santuário em Los Angeles, Califórnia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?