Como surgiu a expressão "marca roscofe"?

A conhecida expressão Roscofe, parece designar qualquer produto barato, de má qualidade e duração inferior à que devia ter.

Houve em tempos uma marca de relógios "Roskopf", fabricada por um relojoeiro alemão, Georges Frederic Roskopf, a baixo preço, o que permitiu às classes menos favorecidas economicamente pudessem adquirir o produto. Porém, houve também naquela altura, muitas falsificações com nomes parecidos e de má qualidade que acabaram por dar má fama à marca.

Mas há ainda uma versão mais fantasista e lendária:

Dizem que a fama vem de uns relógios (só aqui a versão é idêntica) que eram vendidos a marinheiros no porto de Roscoff, região da Bretanha (França). Este relógios tinham apenas a duração de 24 horas, graças a um mecanismo engenhoso que utilizava um cabelo que fazia girar os ponteiros durante um dia, por ventura o tempo que os marinheiros permaneciam naquele porto francês.

O que é um facto é que a associação da marca, para um aportuguesado "Roscofe", que significa na gíria má qualidade qualquer que seja de produto, está enraízado na nossa sociedade.  Infelizmente para a memória do Senhor Roskopf, que parece que a sua invenção até tem qualidade (para quem  interessar ver:  www.musketeer.ch/watches/roskopf.html). é uma injustiça, restando o consolo de cada vez se usar menos esta expressão, até cair de vez no esquecimento.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?