Já ouviram falar dos Pasmadinhos de Setúbal?

Os “Pasmadinhos” de Maria Pó, peças de cerâmica de autor concebidas por Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz, com as suas cores vibrantes, têm vindo a espalhar-se pelo país e pelo estrangeiro com enorme sucesso.

Habitualmente com 15 cm de altura as peças foram alvo de intervenção do escultor Hélder Silva estão espalhados pelo Jardim do Bonfim com três metros de altura.

Quem são os personagens que os Pasmadinhos retratam?
Dona Vinha
Uma ilustre representante dos vinhos de excelência da Península de Setúbal, reconhecidos a nível nacional e internacional. Os seus atributos olfativos assim o comprovam.
Descarregador de Peixe
Uma das imagens iconográficas desta cidade ligada ao mar, com a pesca a assumir-se, ainda hoje, como uma atividade de extrema relevância social e económica. A história de Setúbal também passa por aqui.
Maria Baía
Uma evocação aos laranjais de Setúbal, que chegaram a ser os mais famosos de todo o país e cujos frutos eram cobiçados em terras estrangeiras. Os doces típicos de Setúbal, como os barquinhos e a casca de laranja cristalizada, mantêm-se como o testemunho da laranja de Setúbal.
Frade Arrábido
A figura que, provavelmente, simboliza melhor a Serra da Arrábida e o seu convento. Frei Martinho, quando se instalou na Arrábida em 1539, terá dito à chegada: “Se não estou no céu estou nos seus arrabaldes.”
Bocage
O principal poeta do iluminismo português e um dos maiores autores de sempre da literatura de língua portuguesa nasceu em Setúbal a 15 de setembro de 1765. Bocage escreveu até à morte, a 21 de dezembro de 1805, em Lisboa, poesia libertária e contestatária, sem esquecer o lirismo, em transgressão com os poderes instituídos, o que lhe valeu a censura e a perseguição.
Luísa Todi
Nascida em Setúbal, Luísa Todi, a maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, foi aclamada nas principais salas de teatro da Europa. A crítica considerou-a uma das melhores vozes de sempre em todo o mundo, com uma capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em francês, inglês, italiano e alemão.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?