Porque se chama Bola de Berlim?

Não acha estranho que um dos bolos mais populares do nosso país tenha o nome de uma cidade alemã? Nem tanto, uma vez que a origem das bolas de berlim estão precisamente na capital da Alemanha.
Chegaram a Portugal em 1935, quando uma família judia alemã – um casal com duas filhas – procurou refúgio em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
O pai, ainda que fosse consultor de galerias de arte na Alemanha, dedicou-se à relojaria em Portugal enquanto a mulher cuidava da casa e das filhas. Mas num país estranho com naturais apertos financeiros e com a dificuldade de importar relógios da Suíça e Alemanha, teve que procurar outras soluções de sustento.
Assim, tornou-se vendedor ambulante de quinquilharias. A mulher, em casa com tempo livre, começou a fazer bolas de berlim caseiras e o marido começou a levar algumas nas suas vendas. As bolas de berlim foram um sucesso e a família deixou um legado que perdura até hoje.
Nesse tempo, as bolas eram igualmente fritas mas recheadas com creme de frutos vermelhos. E uma década depois da família alemã ter chegado a Portugal, havia pelo menos um estabelecimento em Lisboa que as servia, havendo relatos escritos de um café na Avenida da Liberdade «onde as pessoas se sentavam à sombra das árvores altas, comendo bolas-de-berlim cobertas de calda de açúcar e acompanhadas de chá frio».







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?