Sabem o que são as “Datchas”?

Na Rússia a datcha é uma espécie de casa de campo para ser usada no Verão e Primavera, alternando com as casas de Inverno.

Muito comuns na Rússia e na ex-URSS, pessoas que moram nas grandes cidades costumam ir para suas datchas nas férias, que costumam ser uma segunda casa, principalmente durante a URSS, onde a população podia usá-las provisoriamente, o que trazia conforto à maior parte da população


A datcha é quase uma instituição no país. Comuns desde a época da União Soviética, são casas normalmente simples utilizadas pelos russos durante o verão como forma de fugir do calor e da correria das grandes cidades.

Estima-se que cerca de 50% das famílias russas que vivem em grandes cidades tenham datchas. 
Durante a época soviética, o tamanho destas residências temporárias era severamente controlado. Entre 1963 e 1985, eram permitidas apenas casas de um andar, sem aquecimento permanente e com área habitável máxima de 25 m². Em 1990, estas restrições foram eliminadas. 

Os feriados do mês de Maio na Rússia (1º de Maio, Dia do Trabalhador e 9 de maio, Dia da Vitória) são especialmente importantes para a cultura da datcha porque representam (pelo menos no imaginário colectivo) os primeiros dias de férias sem a neve que se impõe no país durante cinco ou seis meses. Os russos aproveitam a primeira semana de Maio para ajeitar a sua casa rural, a horta, o jardim, fazer uma bela limpeza e começar a sonhar com os churrascos, passeios pelos bosques e mergulhos nos lagos e rios.
Propriedades, que tem origem da época dos czares, também eram uma pequena ilha de emigração interna em meio às condições existentes na União Soviética. Foi mais ou menos nesse formato que as “datchas” passaram a fazer parte da Rússia actual.
A “datcha” é uma peculiaridade nacional russa. Em outras línguas nem sequer existe uma palavra do tipo. No russo, ela surgiu no século 18, derivada da palavra "davat" (dar). Na época, o czar costumava dar para os seus vassalos um pedaço de terra junto com os camponeses que viviam nela na qualidade de pagamento por um serviço fiel.

O governo soviético também distribuía terrenos para os seus cidadãos como recompensa por diferentes méritos. Estes, no entanto, eram pequenos pedaços de terra de 600 metros quadrados, que o povo apelidou de "seis centos" (isto é, 6x100m).  Nos “seis centos”, as pessoas construíam uma pequena casa e, no que restava do terreno, cultivavam uma horta. Além disso, a “datcha” era um refúgio da vida privada, uma pequena ilha de emigração interna em meio às condições existentes na União Soviética.
Foi mais ou menos nesse formato que as “datchas” passaram a fazer parte da Rússia atual.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?