Sabiam que na Igreja Ortodoxa, todos os ofícios são cantados.


Não existe na Ortodoxia o equivalente à Católica Romana "Low Mass" (O equivalente à "Low Mass" Católico-Romana) ou à Anglicana "Said Mass" (Missa que é falada, não cantada pelo celebrante que é assistido por um auxiliar e que é muito menos cerimonial que a High Klass, não se usando nem música nem coro)

Em todas as liturgias, assim como em todas Matinas e Vésperas; é usado incenso e o ofício é cantado, ainda que não tenha coro ou congregação, mas só o Padre e um só leitor.

As musicas eclesiásticas Russas são as mais conhecidas e as mais atractivas para ouvidos ocidentais; muitos consideram a música Russa a melhor dentro de toda Cristandade, e tanto na União Soviética quanto na Igreja Russa emigrada existem coros muito belos.

Na Igreja Ortodoxa de hoje, como na Igreja primitiva, o canto não é acompanhada por qualquer instrumento e não existe música instrumental. 

A maioria dos Ortodoxos não usam sinos de mão ou de santuário dentro da Igreja; mas eles tem fora da Igreja ou anexa a ela torres com sinos, e tem muito prazer em tocar esses sinos não só antes mas em vários momentos durante os ofícios. O toque de sinos Russos costumava ser particularmente famoso.

Uma Igreja Ortodoxa usualmente é mais ou menos quadrada no plano, com um largo espaço central coberto com um dono. As naves alongadas, comum nas catedrais e grandes igrejas paroquiais do estilo gótico, não são encontradas na arquitectura de Igrejas Orientais. Como regra não existem cadeiras ou bancos na parte central da Igreja, apesar de poderem existir colocadas ao longo da parede.
Um Ortodoxo normalmente fica em pé durante os ofícios da Igreja (não Ortodoxos visitantes frequentemente ficam atónitos ao verem mulheres mais velhas permanecendo em pé por muitas horas sem sinais aparentes de fadiga);
É uma coisa notável a grande diferença que faz a presença ou ausência de bancos no espírito da louvação Cristã. Existe na louvação Ortodoxa uma flexibilidade, uma informalidade inconsciente, não encontrada entre as congregações ocidentais.
A congregação se associa com as diferentes intercessões fazendo o sinal da cruz e se inclinando.
No geral, o sinal da cruz é empregado muito mais frequentemente pelos fieis Ortodoxos que pelos ocidentais, e existe uma liberdade muito maior sobre os momentos em que ele é usado: diferentes fiéis fazem o sinal da cruz em diferentes momentos quando eles querem apesar de logicamente existirem ocasiões nos ofícios quando praticamente todos fazem o sinal da cruz ao mesmo tempo. 
O sinal da cruz é feito ao contrário dos ocidentais, é feito da direita para a esquerda.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?