Sabem o que é a Síndrome de Diógenes?



A Síndrome de Diógenes é uma alteração comportamental que geralmente ocorre entre pessoas idosas, caracterizada pelo isolamento social, pela auto negligência (descuido com o auto cuidado, com a higiene pessoal e do lar), pelo comportamento paranóico e pelo coleccionismo.

Acumulação compulsiva, também conhecida como transtorno de acumulação, é um padrão de comportamento que se caracteriza pelo excesso de aquisição de itens, e uma incapacidade ou relutância para o descarte da grande quantidade de objectos que cobre as áreas de estar da casa e causam significantes stress e perda de função. O comportamento de acumulação compulsiva está associada com riscos de saúde, função danificada, peso económico, e efeitos adversos em amigos e membros da família.
Apenas recentemente pesquisadores começaram a estudar a acumulação, e por isto, foi definida como doença mental apenas na 5ª edição do DSM, em 2013. As taxas de prevalência têm sido estimadas entre 2% e 5% em adultos, embora a condição geralmente se manifeste na infância com sintomas de agravamento em idade avançada, ponto no qual os itens colectados chegaram a um total demasiado excessivo, e os membros da família, que poderiam ajudar a manter e controlar os níveis de desordem já morreram, ou se afastaram.
O comportamento acumulador é, com frequência, grave, pois os acumuladores não o reconhecem como um problema. É muito mais difícil para a terapia comportamental tratar com êxito acumuladores compulsivos que não têm boa visão da própria doença. Os resultados de uma pesquisa de 2008 mostram que acumuladores têm bem menos probabilidade de ver um problema numa situação de acumulação do quê um amigo ou um parente.
Coleccionar e acumular podem parecer semelhantes, mas existem características distintas entre acumuladores e coleccionadores, que os diferenciam. 
Coleccionar envolve muitas vezes pesquisa focada e aquisição de itens específicos. Acumulação, em contrário, demonstra-se caótica/aleatória, e envolve adquirir em geral itens comuns que não devem ser especialmente significativos para a pessoa que está reunindo tais itens em grandes quantidades. 
A maioria dos acumuladores são desorganizados, e suas áreas de estar estão entulhadas. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?