Qual a origem da panela de pressão?

Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido.




Foi a partir do alpinismo que teve origem  a panela de pressão.
Mas qual é a relação com o alpinismo?
A baixa pressão atmosférica verificada no pico das montanhas, comparada com o nível do mar, tinha como consequência imediata baixar o ponto de ebulição da água, criando uma extrema dificuldade e enorme demora no cozimento dos alimentos.
Surgiu assim a necessidade de criar uma forma de conseguir igualar, em altas altitudes, a mesma pressão atmosférica existente nas baixas altitudes. Estudiosos da época concluíram que, para atingir esse objetivo, era necessário criar nas panelas condições para que a água fervesse a 100 graus ou mais, e essas condições só seriam alcançadas se a panela fosse completamente vedada. Com uma panela hermética o vapor da água iria aumentar a pressão no seu interior, aumentando simultaneamente seu ponto de ebulição.
No ano de 1679 o físico francês Denis Papin, levando em conta este princípio, inventou um utensílio que segundo ele mesmo “amolecia os ossos e cozia rapidamente as carnes mais duras”. Desta definição original, surgiu o nome de “digestor” ou “marmita de Papin”.
Era um recipiente feito de ferro fundido, com uma tampa provida de uma válvula de segurança que o fechava de forma hermética. Este modelo foi de enorme sucesso, pois a pressão criada pelo vapor de água aumentava o grau de ebulição e a válvula permitia a saída de vapor em excesso, mantendo nivelada a pressão. Desta forma os alimentos, sobretudo os mais difíceis de cozinhar como carne e feijão, eram confeccionados de maneira mais rápida.

A evolução

Até o ano de 1905 o material utilizado na confecção da panela de pressão ainda era o ferro fundido, até que a empresa americana Presto Company criou o primeiro modelo de panela em alumínio, seguida pelas opções mais comuns em aço inoxidável.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?