Sabem qual a origem da expressão "Black Friday"?

Ultimamente tem-se lido que esta expressão vem da venda de escravos nos EUA, mas será isto verdade?

Talvez não. O termo "Black Friday" foi utilizado pela primeira vez em 1869. Nesse ano os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado de ouro na bolsa de valores de Nova York. Um detalhe, é que isso aconteceu seis anos após a escravatura ter sido abolida nos Estados Unidos e não tinha nada a ver com o comércio após o dia da Acçãod e Graças.

Só no meio do séc XX é que o termo teve a primeira ligação com o dia de acção de graças. Mesmo assim, não era positiva. 

A "Black Friday" era usada para denotar o trânsito, que se tornava um caos, e a ressaca de trabalho após o dia da Acção de Graças.

O termo começou a ser usado mais recentemente em conjunto com as vendas. Nos anos de 1980, jornais começaram a falar do aumento de vendas, graças à queda dos preços em comércio de produtos sobresselentes após o dia da Acção de Graças. Na mesma época, o comércio começou a perceber que usar o termo poderia ser uma oportunidade e aí a Black Friday se popularizou.

A sua origem gera muitas dúvidas mas nenhuma corresponde à venda de escravos por preço promocional. Foi nos Estados Unidos que esta lenda surgiu. Mas a história já foi desmentida....


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?