Sabem qual a origem da expressão "Para Inglês Ver...."


PARA INGLÊS VER:


A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. 

No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas leis eram  criadas apenas "para inglês ver". Daí surgiu o termo.

A expressão "Para Inglês ver..." é comumente utilizada na lingua portuguesa no sentido de algo que é aparente, mas não válido ou real.

Existem algumas teorias sobre a origem desta expressão, no entanto, parece que poderá ter tido origem por volta do começo do século XIX.

A história conta que a Inglaterra, naquela época pressionava o Brasil e o Império Português a criar leis que impedissem o tráfico de escravos para o País.

O governo brasileiro sabendo que tais regras nunca seriam cumpridas no país, criou leis falsas que, teoricamente, impediam o comércio da escravidão no Brasil. Porém, eram leis apenas para os ingleses verem e pararem de pressionar os lideres do país.

Convencionou-se, a partir deste episódio, utilizar a expressão "para Inglês ver" como forma e nomear as leis demagógicas que não possuíam qualquer tipo de funcionalidade prática.
 Actualmente, "para Inglês ver" é uma expressão que está relacionada tanto com a hipocrisia, como com a mentira, pois tem a finalidade de ludibriar as pessoas, ao pensarem que determinada coisa é ou funciona de um modo, quando na verdade não.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?