Sabiam que os rebuçados Dr.Bayard, apesar do nome, são Portugueses?

O nome é Francês, mas os rebuçados são bem Portugueses.

Há 67 anos, quando a Dr. Bayard foi criada, a maquinaria envolvida no fabrico dos rebuçados reduzia-se praticamente a uma colher de pau e um tacho. Por trás dos inovadores utensílios de cozinha estavam Álvaro Matias e a mulher, ele de Almeida, uma das aldeias históricas de Portugal, ela de Vilar Formoso. Ambos tinham vindo para Lisboa no final dos anos 30, tentar uma vida melhor. Vieram à procura de novas oportunidades e acabaram por encontrar um negócio.

Álvaro Matias trabalhava numa mercearia da capital quando conheceu um médico que tinha saído de França para fugir à Segunda Guerra. Com o tempo, os dois homens acabaram por se tornar amigos e partilhar o que melhor sabiam: o português servia de guia turístico para o médico e a mulher, enquanto o casal lhe dava aulas de francês em casa, depois do trabalho. Mas a guerra mundial ia longa e o refugiado começou a ter cada vez mais dificuldades em adquirir os produtos de que precisava na mercearia. Álvaro passou a ajudá-lo, facilitando-lhe o acesso aos bens de primeira necessidade, também por aqui cada vez mais escassos. Pão, queijo, arroz… A lista de alimentos não ficou escrita, mas o resto faz parte da história tantas vezes repetida: quando chegou finalmente a paz e o médico pode regressar a França, não se esqueceu da generosidade do amigo e pagou-lhe com o bem mais precioso que tinha — uma lata com a receita dos “rebuçados peitorais” Dr. Bayard. Era esse o seu nome. É por isso que a marca ficou com um apelido francês, não podendo ser mais portuguesa.
“A receita que estava na lata tinha os ingredientes mas não as quantidades, por isso foi preciso fazer várias experiências”, diz Daniel Matias, neto do fundador e actualmente responsável pela comunicação da marca, que acaba de inaugurar uma loja online e de lançar um vídeo onde mostra que o comércio pode estar a modernizar-se mas “a tradição ainda é o que era”. É também Daniel quem conta que “a receita nunca foi alterada” e que ao longo do tempo tentaram localizar o Dr. Bayard e a família, mas nunca o encontraram.


Desde 1949, quando Álvaro Matias recebeu a lata e começou a sair de casa com um cesto de verga enfiado no braço para vender em farmácias e no cinema os rebuçados que fazia “numa panelinha ao lume”, muitas coisas podem ter mudado mas outras tantas continuam na mesma. Em vez de serem embrulhados à mão numa cozinha, os rebuçados passaram a ser embrulhados por uma máquina a toda a velocidade — mil por minuto — e quase todo o processo se tornou mecanizado. Em vez de ser o casal Matias a fazer tudo, a Dr. Bayard tornou-se uma fábrica e passou a empregar 15 funcionários, mas continua a ser um negócio familiar.
“O meu pai diz, na brincadeira, que é quase como se isto continuasse a ser uma mercearia”, conta Daniel Matias. “As pessoas que aqui estão viram-me crescer e trabalham com os rebuçados há mais tempo do que eu tenho de vida.”
Com 31 anos, Daniel é o mais novo da linhagem que conduz os destinos da Dr. Bayard, ainda entregue aos homens da família. Depois de Álvaro Matias ter começado tudo numa pequena cozinha, nos anos 40, o seu filho José António tomou as rédeas do negócio e é agora o gerente da empresa enquanto o neto André, de 32 anos, trata das vendas.
Para quem vive e trabalha numa rua que cheira a mentol e a plantas medicinais todos os dias, claro que não há correntes de ar ou diferenças de temperatura que sejam uma ameaça. “Costumo dizer que sou como o Obélix e caí no caldeirão”, brinca Daniel Matias. “Nunca tenho tosse.”


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