Sabiam que já houve Zoos Humanos?

No final da década de 1800 e princípio de 1900 os europeus (não só, mas principalmente) "criaram jardins zoológicos humanos" em cidades como Paris, Hamburgo, Antuérpia, Barcelona, Londres, Milão, Varsóvia, St. Louis (EUA) e Nova Iorque. Eram populares exposições humanas onde a população branca ia para ver pessoas negras, mas não só, que estavam em exposição. Os negros normalmente eram forçados a viver atrás das grades e em jaulas semelhantes aos animais num zoológico de hoje.

Grande parte dessas pessoas eram sequestradas e levadas das colónias, para serem expostas nos zoos humanos. Muitas delas morriam frequentemente, algumas ao fim de um ano de cativeiro. Um grande número de visitantes assistia a estas exposições em cada cidade, diariamente. Por exemplo, a feira Mundial  de Paris contou com uma village Noir (zoológico humano que exibia pessoas negras) e 34 milhões de pessoas foram atraídas para a exposição em apenas seis meses.

Africanos, asiáticos, índios e muitos outros, foram muitas vezes enjaulados e exibidos num habitat improvisado. 

Foi um período vergonhoso para os europeus e não só. As pessoas ganhavam dinheiro sequestrando outras para mas mostrarem e tratando-as como animais. 

O último africano desapareceu dos Zoológicos Humanos europeus em 1936, no entanto a última village noir foi mostrada na Expo Mundial de Bruxelas em 1958







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?