A 22 de Janeiro de 1983 estreou o filme E.T.

E.T. – O Extraterrestre (1982) é um grande clássico do cinema e da Cultura Pop, ele é um dos mais importantes e famosos da carreira de Steven Spielberg. 

Curiosamente o filme foi filmado em forma cronológica, isso porque Steven Spielberg queria alcançar uma performance emocional muito melhor de seus atores mirins. Esse tipo de filmagem não é comum na indústria cinematográfica.

Spielberg revelou que durante o divórcio do seus pais ele sentiu um vazio tão grande que teve que preencher com um amigo imaginário. Quando começou a desenvolver a história junto com a roteirista Melissa Mathison, ele baseou o personagem extraterrestre em algumas das aventuras imaginárias que passou na infância.

Inicialmente Spielberg se reuniu com a Columbia Pictures para produzir o filme, mas eles acharam que o filme seria um verdadeiro fracasso e que o roteiro era muito fraco. Então o diretor caiu nas graças da Universal Studios, onde ele vendeu o roteiro por 1 milhão de dólares e ainda cobrou 5% da bilheteria.

Carlo Rambaldi foi contratado para trabalhar na fisionomia do alienígena, curiosamente ele baseou as feições do E.T em Carl Sandburg, Albert Einstein e Ernest Hemingway. Com exceção dos olhos que foram feitos de vidro pelo Instituto de Olhos Jules Stein.

O filme foi uma das maiores bilheterias da história e arrecadou pouco mais de 790 milhões de dólares. Se tornou a maior bilheteria da história ultrapassando Star Wars de George Lucas, ficou no topo por 11 anos até ser superado novamente por Spielberg com Jurassic Park.

O filme é considerado um dos melhores filmes da história. O roteiro, a história, a performance do elenco e as mãos mágicas de Steven Spielberg foram fatores decisivos para o sucesso do filme. O longa também é um grande clássico do cinema.

Curiosamente o boneco do E.T custou 1,5 milhões de dólares para ser feito. O que acabou representando uma grande fatia do orçamento, isso porque o filme foi feito a um custo total de 10,5 milhões de dólares.

Pat Welsh foi o duplo original do alienígena, curiosamente era um fumador compulsivo e consumia cerca de nove maços de cigarro diariamente. Isso dava a sua voz o tom necessário para gravar a voz do E.T.

Quando as filmagens começaram Spielberg decidiu trocar o nome do filme para A Boy’s Life, mas isso foi apenas uma estratégia utilizada por ele para evitar que alguém copiasse ou plagiasse o enredo de seu filme.

O filme recebeu prémios importantes da indústria cinematográfica, entre eles estão o Oscar de melhor banda sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som. Foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor edição. Também venceu o Globo de Ouro nas categorias de melhor filme – drama e melhor trilha sonora. Foi indicado nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro e melhor revelação masculina (Henry Thomas).




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?