Sabiam que hoje é o dia mundial do sono? Algumas curiosidades relacionadas...

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário. O seu objetivo é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

Privação do sono

A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar da pessoa. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.
Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização da pessoa, que está mais suscetível a cometer lapsos como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.
45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

O sono é indiscutivelmente essencial para a existência da humanidade, apesar de a ciência e os pesquisadores ainda não haverem descoberto totalmente este processo, pesquisas já apontam diversos dados e informações sobre esta nossa atividade diária, todo o mamífero, pássaro e a maioria dos repteis, anfíbios e peixes, necessitam do sono para viver. 
Algumas curiosidades sobre os sono:

Nem todo mundo precisa de 8 horas de sono.

As necessidades de sono são diferentes de pessoa para pessoa, e variam muito conforme a idade do individuo. Abaixo listamos a necessidade média de sono em cada idade.
  • Bebés – 16 HORAS
  • 3 a 12 anos – 10 HORAS
  • 13 a 18 anos – 10 HORAS
  • 19 a 55 anos – 8 HORAS
  • acima de 55 anos – 6 HORAS

Mamíferos que mais dormem:

  • Coalas: 22 horas por dia.
  • Morcego marrom: 20 horas por dia.
  • Pangolins: 18 horas ao dia.

Mamíferos que menos dormem:

  • Girafas: 2 horas ao dia (em varias seções de 5 minutos a 10 minutos)
  • Corça: 3 horas ao dia.
  • Elefante Asiatico: 3 horas e 10 minutos ao dia.

Os golfinhos só dormem com a metade do cérebro.

Quando estão dormindo os golfinhos desligam somente metade de seus cérebros, a outra metade fica desperta para controlar os ciclos de respiração.

O que acontece com seu corpo quando você dorme?

Neste momento poderíamos enumerar uma série de situações que acontecem em nosso corpo durante nosso sono, porém separamos os três que consideramos mais importantes: Seu cérebro se recarrega, suas células fazem uma auto reparação e seu corpo produz hormónios muito importantes.

É melhor ficar sem comer do que sem dormir.

Um ser humano morre antes de privação de sono do que de fome, em média 15 dias sem comer levaria a morte enquanto apenas 10 dias sem dormir pode matar você.

Nós só podemos sonhar com rostos que já vimos.

Independentemente, de lembrarmos ou não das faces que vimos em nossos sonhos, não podemos gerar imagens novas, somente sonhamos com faces conhecidas, embora muitas vezes nosso cérebro não as associe a pessoas conhecidas. Podem ser rostos que vimos uma vez de passagem na rua, mas nosso subconsciente nos traz aos sonhos somente rostos já vistos anteriormente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?