Sabem quando foi criada a "Gabardina"?


O termo gabardina é utilizado para designar uma peça de roupa impermeável...

A gabardina foi inventada em 1879 por Thomas Burberry, criador da casa de moda Burberry, em Basingstoke, e registou a sua patente em 1888

O tecido original era impermeabilizado antes de passar à fase de tecelagem e era feito de lã, ou lã e algodão, e fortemente confeccionado, mas era mais confortável que os tecidos de à base de borracha. O tecido deve o seu nome à palavra gaberdine, um longo manto ou vestido usado na Idade Média mas, mais tarde, designando uma capa para a chuva ou uma bata protetora.

As roupas de gabardina da Burberry eram usadas pelos exploradores polares como Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul, em 1911, e Ernest Shackleton, que liderou uma expedição em 1914 para atravessar a Antártida. A jacket made of this material was worn by George Mallory também usou um casaco deste material na sua tentativa de subir o Monte Everest, em 1924.
A gabardina foi muito utilizada na década de 1950 para produzir casacos com padrões mais coloridos, assim como calças e fatos. Empresas como a Penneys, Sport Chief, Campus, Four Star e California Trends produziam casacos curtos, algumas vezes reversíveis, chamados de "casacos de fim-de-semana".











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?