Quando o Halloween chegou aos EUA, já se pedia pão por Deus em Portugal.....

Afinal, quando é que os portugueses importaram o Dia das Bruxas? E o pedido de pão por Deus, ainda sobrevive?
"Este é um costume muito recente em Portugal. Data dos anos 1980. Não terá mais do que 20 ou 30 anos", diz o sociólogo Moisés Espírito Santo, acrescentando que os portugueses "aceitaram facilmente o Dia das Bruxas". Embora tenha sido popularizada pelos Estados Unidos, esta é uma tradição com origem celta. "Os americanos é que adotaram esta tradição da Europa." Recuemos no tempo.
Dizem os historiadores que o Halloween terá tido origem numa celebração celta, o Stamhain, que significava o "fim do verão". Uma festa que começava no dia 31 de Outubro e durava três dias. O povo acreditava que, nessa noite, havia uma maior proximidade entre os mortos e os vivos: os espíritos voltavam para as suas casas para pedir comida. Para os receber, os familiares deixavam comida e bebida à porta de casa. Faziam fogueiras, usavam máscaras na rua.
Antes de o Halloween ser importado pelos portugueses, já existia há vários séculos o pedido de Pão por Deus em Portugal. "E ainda existe em alguns sítios do Norte e do Centro do país", assegura. Nas zonas rurais, grupos de crianças saem à rua no dia 1 de Novembro e vão "de porta em porta pedir bolinhos. 
No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.

Origem do Pão por Deus

Exatamente um ano após o grande terramoto de 1755 – que destruiu parte da cidade de Lisboa – e coincidindo esta data com o Dia de Todos os Santos, a população aproveitou a festividade religiosa para organizar um peditório. A intenção era a de começar uma tradição que lembrava os seus mortos.

As pessoas percorreram assim toda a capital, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Nesta época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.

Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma – por isso, este dia também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?