Faleceu Luís Sepúlveda.... saibamos algumas curiosidades sobre o escritor


Numa vida cheia de História e de histórias para contar, Luis Sepúlveda (1949 - 2020 ) descobriu cedo, na literatura, a sua vocação.

Publicou o primeiro livro aos 20 anos, soma mais de 30 títulos, todos eles traduzidos em português, pela Porto Editora. Escreveu policiais, fábulas, romances, contos, crónicas, histórias infantis, muitos dos quais autobiográficos – a memória como um ato de justiça, porque «ninguém consegue subtrair-se à perseguição da sua própria sombra.»

Socialista convicto, ativista político, amigo pessoal de Salvador Allende, esteve preso e exilado.

Homem de ideais, de lutas e de geografias diversas, estabeleceu morada em diferentes países do globo. Vivia nas Astúrias, Espanha, mas era a Lisboa que regressava sempre, ou, pelo menos, uma vez por ano: Sepúlveda raramente perdia uma Feira do Livro. 


Curiosidades:

Foi guarda pessoal de Salvador Allende, fundador do Partido Socialista chileno.


Viveu com os índios de etnia shuar durante sete meses na Amazónia equatorial para escrever O Velho que Lia Romances de Amor;


Os pais de Luis Sepúlveda viveram um amor condenado pela sociedade da época: ambos menores, fugiram de casa e foram perseguidos pelas famílias e autoridades. E é durante a fuga dos pais que nasce o autor, numa humilde pensão onde o casal de enamorados tinha procurado abrigo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?