Dia das mentiras, qual a origem do 1º de abril?

O dia da mentira, apesar de parecer uma data sem importância, tem fundamentos históricos e, teve origem em França, do século XVI.

Segundo a história, a data vem do século XIV, da França. Naquele tempo, o ano novo era comemorado em uma data diferente de agora: de 25 de Março ao dia 1º de abril. 
Somente em 1564, com a adoção do calendário gregoriano pelo rei Carlos IX, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1º de Janeiro.
Acontece que uma mudança tão drástica não foi bem recebida por todo a população. Essas pessoas, que se recusaram a adotar o novo calendário, acabaram sendo chamadas de bobos de Abril. Elas eram ridicularizadas e, no dia 1º de Abril, recebiam convites para festas que não existiam, além de cartões e presentes pouco ortodoxos.
Foi a partir disso que o tal Dia da Mentira se originou. As peças e as mentirinhas contadas como forma de comemorar os “bobos de Abril” (e até mesmo notícias falsas, como acontece hoje em dia) acabaram se tornando um costume na França e se espalharam por outras partes do mundo.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?