23 de Abril dia mundial do Livro mas sabiam porque foi escolhida esta data?

O livro é um dos bens culturais mais importantes da humanidade. Ele traz de volta nossa história, imortaliza sabedoria, nos leva de viagem pelo tempo, por histórias fantásticas, românticas e misteriosas. Ninguém tem dúvida da sua importância e até ganhou um dia especial: o Dia Mundial do Livro.
Mas você sabia que o dia 23 de Abril foi escolhido porque, nessa mesma data, do ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare? Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram outros escritores importantes como Maurice Druon e Manuel Mejía Vallejo e morreu Josep Pla.
Algumas curiosidades sobre esta data e o mundo dos livros:
1- O primeiro livro que se tem notícia é “Diamond Sutra”, um compilado de textos budistas produzido pelos chineses em 868 d.C. com uma técnica rudimentar que consistia em entalhar letras em blocos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
2- Entretanto, a Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.
3- Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros por monges copistas. Por isso o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.
4- A primeira obra editada no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás António Gonzaga, em 1808.
5- A primeira biblioteca do mundo foi construída em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.
6- A Biblioteca Real de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Reinou como centro da cultura mundial entre os séculos III a.C. e IV d.C. e continha cerca de 700 mil rolos de papiro e pergaminhos. Seu lema era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”.
7- A UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)  recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas.
8- O autor de best-seller mais jovem é Christopher Paolini, que publicou aos 15 anos “Ciclo –  A Herança” e já vendeu 20 milhões de exemplares. Enquanto Bertha Wood é a autora mais velha a ser publicada. Ela começou a escrever suas memórias aos 90 anos e publicou sua obra no seu 100º aniversário, em 20 de junho de 2005.
9- De acordo com a UNESCO, a autora mais traduzida é Agatha Christie com aproximadamente 7.000 versões de suas obras, entre romances, contos e peças teatrais.
10- O maior livro do mundo é uma versão de “O Pequeno Príncipe”, lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2007 com aproximadamente 2m de altura e 3m de largura.
11- Franz Kafka pediu para seu amigo, Max Brod, que queimasse vários dos seus manuscritos. Porém, ele não cumpriu a sua promessa e os livros O processo, O Castelo e O Desaparecido (Amerika) foram publicados.
12- Sherlock Holmes é o personagem da literatura mais retratado no cinema e na TV.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?