E assim vão algumas tradições nos casamentos americanos.... "uma coisa velha, uma coisa nova"....
Todos os anos, milhares de noivas americanas e inglesas vão até ao altar usando, como dita a velha tradição, "uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada, uma coisa azul". Mas quantas conhecem o significado de cada coisa?
"Uma coisa velha" recorda a felicidade passada do período de namoro da noiva e simboliza a transferência destes sentimentos para o casamento. As rendas são a "tradicional coisa velha" sob a forma de um folho, um lenço ou um véu. "Uma coisa nova" é o símbolo mais importante, representando o desejado êxito no casamento. E a escolha de um guarda roupa novo no dia do casamento, é costume universal, que o noivo também cumpre frequentemente.
Por tradição algumas linhas do vestido da noiva ficam por coser até ao último momento, para que o vestido seja o mais novo possível.
O véu de uma mulher bem casada é a escolha preferida para "uma coisa emprestada". Esta é o símbolo de que a lealdade de amigos continua na nova vida da noiva. Por fim, azul é a cor da constância e fidelidade, e é hoje em dia representada muitas vezes por uma liga azul. Esta era emprestada porque se acreditava que as perspectivas matrimoniais das mulheres solteiras melhoravam se emprestassem uma das suas ligas à noiva. Por isso, as noivas mais populares iam para a igreja com as ligas rodeadas por laços de sorte oferecidos pelas amigas.
Os Escandinavos não adoptaram o anel de casamento senão em finais do séc. XVII. Até então, partiam uma moeda de ouro ou prata, ficando cada um dos conjugues com metade.
Comentários
Enviar um comentário