Quando a mente se apaga com perda de memória imediata .....
Em 1986, um cirurgião de Chicago com 20 anos de experiência estava a coser um paciente depois de uma operação rotineira à vesícula biliar quando parou e perguntou com curiosa indiferença "eu tirei a vesícula"? A enfermeira assegurou-lhe calmamente que sim, e que devia continuar a coser. Ele assim fez, mas repetindo a pergunta depois de cada ponto. A enfermeira tranquilizou-o a cada pausa até acabada a tarefa.
Em seguida, o cirurgião foi consultar um neurologista, que lhe diagnosticou um tipo raro de perda de memória, chamado amnésia global transitória - porque pode durar algumas horas ou dias e porque a vitima não consegue lembrar-se do que vê, lê, ouve, prova ou cheira.
Em todos os outros aspectos a memória do cirurgião eram perfeitamente normais. Embora surpreendido com o que estava a acontecer-lhe, não mostrou receio. Ficou um dia em observação e foi submetido a vários exames ao cérebro. Entretanto a memória recompôs-se completamente, excepto numa lacuna de 48 horas, e dois dias depois o cirurgião voltou à sua vida normal.
A amnésia global transitória é uma perda temporária de memória, de forma súbita, que não foi causada por outras situações neurológicas como epilepsia ou acidente vascular cerebral (AVC). Estes episódios são rápidos, normalmente melhoram ao longo de algumas horas ...
Comentários
Enviar um comentário