Dia 1 de Janeiro dia mundial da Paz como surgiu esse dia e quando

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz, é comemorado em 1 de janeiro, tendo sido criado pelo papa Paulo VI em 1967. Em 8 de dezembro de 1967, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1 de janeiro de cada ano.


Inicialmente chamado somente de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968.

De facto, isso vai a acontecer, com a celebração anual do Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro, sob um tema escolhido pelo próprio Papa, que passa uma mensagem especial ao mundo neste dia.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2019 foi "A boa política está a serviço da paz".

Em anos anteriores, os temas foram:

2018: "Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz"
2017: "A não-violência: estilo de uma política para a paz"
2016: "Vence a diferença e conquista a paz"
2015: "Já não escravos, mas irmãos"
2014: "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz"


Apesar do Papa fazer uma declaração relevante para a Igreja Católica neste dia, a data destina-se a uma celebração universal da paz, estando aberta a homens e a mulheres de todas as religiões.

Foi escolhido o dia 1 de janeiro, Dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, pois como primeiro dia do ano ele aponta o caminho da vida humana para o futuro, com o mesmo fim em mãos: a paz.

No dia 21 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Paz, data estabelecida pelas Nações Unidas e que é comemorada desde 1982.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?