O que são estes quadrados pretos no meio da rua? Há mais de 4.500 marcas destas em Portugal

 




As marcas de nivelamento usadas para medir altitudes a nível nacional, mas que em cidades e vilas portuárias também indicam o zero hidrográfico, uma referência utilizada para a previsão de altura das marés, são em geral desconhecidas da população. O território português possui mais de 4.500 marcas, localizadas nas principais estradas e em vilas e cidades, que compõem a Rede Nacional de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão, permitindo medir a altitude em qualquer ponto do país.

A Rede Nacional de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão, um sistema oficial criado a partir de 1938 que permite aferir a altitude em qualquer ponto do país, utiliza no total mais de 4.500 localizações estáticas, quase três centenas das quais são marcas de nivelamento principal.

Nas localidades portuárias, em pelo menos 14 dos 19 portos do continente e ilhas, as marcas de nivelamento principal (NP) - uma inscrição metálica quadrada, que não chega a ter 10 centímetros de lado, chumbada na pedra em igrejas, monumentos, estações de comboio ou autarquias - indicam, cumulativamente, o zero hidrográfico.

Este é um referencial usado para a previsão das marés e para a segurança da navegação marítima, através das profundidades indicadas nas cartas náuticas, e que em Portugal é definido "pelo nível da mais baixa das baixas marés registadas num determinado período, normalmente 18,6 anos", refere a Direção-Geral do Território na sua página de internet.

As marcas de nivelamento principal situam-se, na sua globalidade, em locais imutáveis ao longo do tempo. Em Óbidos, distrito de Leiria, a NP 222 está localizada no Paço de São João Batista, junto à porta da vila, confirma a arqueóloga do município, Dina Matias.

Ali, o zero hidrográfico situa-se, de acordo com informação do Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha, 58,4 metros abaixo daquela marca, sendo referência para o porto de Peniche, localizado a 18 quilómetros (km) em linha reta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?