Sabem que a ilha mais isolada do mundo foi descoberta por um Português?

 

A ilha de Tristão da Cunha é o local mais isolado e remoto do planeta. Foi descoberta por um navegador português. 

Já se imaginou a viver num dos locais mais remotos do mundo, na companhia de apenas 250 pessoas? O arquipélago mais remoto do mundo, onde se encontra a cidade mais isolada do mundo, chama-se Tristão da Cunha e foi descoberto pelo navegador português com o mesmo nome. Localizado no sul do oceano Atlântico, chama-se hoje Tristán da Cunha (tendo sido o nome original adaptado para inglês) e faz parte do território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. 


Tristão da Cunha, o navegador, nasceu em 1460. Em 1504 chegou a ser nomeado Vice-Rei da Índia Portuguesa mas nunca chegou a assumir o cargo devido a cegueira temporária. Em 1506, juntamente com Afonso de Albuquerque, parte em direção à Índia comandando uma frota de 10 navios. Seria nesta viagem que descobriria as ilhas que hoje fazem parte do arquipélago de Tristão da Cunha.

No entanto, nunca chegou a aportar na ilha. O mar estava extremamente revolto e impediu o desembarque. Além disso, a ilha principal do arquipélago (ilha Tristão da Cunha) está totalmente rodeada por penhascos com 600 metros de altura. Isso não o impediu, no entanto, de reportar o local descoberto e batizá-lo com o seu próprio nome.

O único local habitado da ilha localiza-se no noroeste desta ilha, sendo que o povoado se chama Edimburgo dos Sete Mares e está situado no sopé de um vulcão ainda em atividade. Existe também uma estação meteorológica na Ilha de Gonçalo Álvares (ou Ilha Gough), embora nela se encontrem apenas seis funcionários mantidos pelo governo da África do Sul.

Tristão da Cunha e a Ilha de Gonçalo Álvares distam 398km entre si. O local habitado mais próximo de Tristão da Cunha é no território da Ilha de Santa Helena, 2420km a norte. No continente, a cidade mais próxima é a Cidade do Cabo, na África do Sul, a 2800km para leste. Como é possível constatar, qualquer vestígio de civilização fica localizado extremamente longo e é por isso que esta é considerada a ilha mais remota do mundo.

Os 251 habitantes de Tristão da Cunha partilham apenas nove apelidos (Collins, Glass, Green, Hagan, Lavarello, Repetto, Rogers, Squibb e Swain), existindo 80 famílias no total. Fala-se o inglês e pratica-se o catolicismo e anglicanismo.

A endogamia, inevitável num território tão remoto em que o casamento entre casais de parentesco próximo, como entre primos em segundo grau, tornou os recursos genéticos cada vez mais restritos, existindo hoje problemas de saúde na população como o glaucoma e a asma graças a isso.

Não existe aeroporto na ilha, apenas um pequeno porto em Edimburgo dos Sete Mares. Não existe também nenhuma emissora ou retransmissora de televisão, apenas um único canal de receção via satélite das Forças Armadas do Reino Unido (BFBS TV). Existem aparelhos de videocassetes usados na exibição e filmes na ilha. O serviço de telefone e internet é providenciado pela Cable&Wireless Worldwide, via satélite. Por último, há uma estação de rádio na ilha (Tristan Broadcasting Service) e um único jornal impresso (Tristan Times).

Em Edimburgo dos Sete Mares há uma escola, um hospital, um posto de correios, um museu, um café, um pub e uma piscina. Quando completam 16 anos, aqueles que desejam podem prosseguir os estudos no Reino Unido. Até 2003, não era permitido a estrangeiros estabelecerem-se no arquipélago.

A maior fonte de rendimentos da ilha é a venda de selos para coleção, sendo essa a razão pela qual a TA e TAA têm uma reserva excecional ao abrigo do ISSO 3166-1 a pedido da UPU (União Postal Universal) para representar Tristão da Cunha. A pesca de lagosta para exportação para o Japão e Estados Unidos é outra atividade económica de particular relevância na ilha.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?