Todos conhecem a lenda de S. Martinho... mas castanhas porquê?

 


As tradições do dia de São Martinho

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
De acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Em outros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, e em Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín” (“cada porco tem o seu São Martinho”). Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de já raramente utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o feriado.

Porquê castanhas assadas?

O provérbio popular diz-nos que ”No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”.  Esta tradição manda fazermos magustos em tempo de São Martinho para celebrar este dia. Esta data festiva é comemorada na altura em que são feitas as colheitas e é por esse motivo que estas se tornaram o ícone do Dia de São Martinho.

O que é o Magusto? 

É uma festa popular, onde amigos e família se juntam à volta de uma fogueira, enquanto aproveitam o lume para assarem as castanhas.  A água-pé e vinho novo são as bebidas de eleição para acompanhar esta celebração.
Reza a lenda que a origem dos Magustos está relacionada com o  Dia de Todos os Santos, uma vez que se acredita que as pessoas preparavam bonitas mesas, onde colocavam castanhas assadas, para que os espíritos dos mortos da sua família aparecessem e as pudessem comer!

A lenda de São Martinho?

O São Martinho consegue trazer o verão ao outono... Reza a lenda que no ano de 337, o outono estava ser muito rigoroso e numa noite de tempestade, um cavaleiro chamado Martinho tentava chegar a casa quando foi impedido de avançar caminho por um mendigo. Este pediu-lhe uma esmola, porém, o cavaleiro não tinha mais nada com ele sem ser o manto que o aquecia. São Martinho pegou na espada e cortou ao meio o manto, dando metade do manto ao mendigo. Nesse mesmo momento, a tempestade parou e apareceu o sol. Este milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?