Mas afinal o que é o dia nacional do pijama? E qual o intuito deste dia? E o que é a "Casa dos Pijamas"?

Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas.

Essa é a chamada "Missão Pijama", que visa promover o direito de todas as crianças a terem uma família. É uma iniciativa criada pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade.

O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas, para que aumente o número de famílias de acolhimento em Portugal. A ideia é que as crianças separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.

O Dia Nacional do Pijama é 21 de novembro de 2022, segunda-feira.

A data da comemoração é 20 de novembro, tradicionalmente, mas quando calha ao fim de semana é escolhido outro dia (um dia útil) para a sua celebração nas escolas.

O Dia Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Como forma de comemorar, crianças de até 10 anos vão vestidas com o pijama para as escolas que decidem aderir a esta data, em Portugal e em todos os países onde há portugueses. Antes de 2015, esta iniciativa abrangia crianças de até 6 anos.

Nas escolas, as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem à casa. Tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar, é uma obrigação deste dia.

Como ajudar com a Casa dos Pijamas

No Dia Nacional do Pijama as crianças são convidadas a ajudar outras crianças. Por isso, esta iniciativa tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade.

Casa dos Pijamas entregue a cada criança na escola para levar para casa, cerca de quinze dias antes do Dia Nacional do Pijama, pode funcionar como mealheiro de papel. Trata-se de uma casinha original desenhada por Yara Kono, uma ilustradora premiada, este ano, inspirada na casa de madeira do parque-recreio da sala Lilás, em que o telhado abre. Assim, as crianças podem colocar lá dentro, através da abertura, as moedinhas que arranjem junto dos padrinhos, avós, tios, primos, vizinhos e amigos.

No Dia Nacional do Pijama cada criança leva a sua casinha com os donativos que arranjou. Se houver uma Casa dos Pijamas da Escola maior, por exemplo, ou outra caixa decorada em papelão, então, as crianças podem colocar lá dentro a sua casinha, ficando anónimo o donativo de cada um.

Missão Pijama é essencialmente uma iniciativa de sensibilização da sociedade portuguesa para a promoção do "direito de uma criança crescer numa família", cuja realização não conta com apoios oficiais ou públicos, nem patrocínios. Todos os materiais pedagógicos e educativos, correio, músicas e outros elementos enviados para todas as escolas são oferecidos sem qualquer contrapartida, independentemente de ser uma escola pequena no interior, uma ama com duas ou três crianças, uma biblioteca de qualquer região do país ou mesmo escolas portuguesas no estrangeiro.

Os pequenos donativos recolhidos são usados para apoiar a própria realização da iniciativa numa lógica de filantropia cidadã. O remanescente serve para apoiar o programa de desenvolvimento social e de acolhimento familiar da Mundos de Vida. 

O pouco pode fazer muito. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?