Algumas curiosidades sobre a alimentação da família real Britânica

A família real britânica  vive um estilo de vida gastronómico totalmente único. Não é apenas a magnificência de suas refeições e tradições que constroem esse fascínio sobre a realeza, mas também as peculiaridades do dia-a-dia que cada um desses membros aprecia ou insiste em manter...

1 - Frutos do mar são proibidos

Se você gosta de mariscos, então você se entregou a algo que os membros da realeza não podem desfrutar. Eles NÃO podem comer lagosta, caranguejo, camarão e similares, pelo simples motivo de que é um risco. A chance de contrair uma intoxicação alimentar por mariscos é grande e o cronograma rigoroso junto com as aparições constantes da realeza significam que correr o risco de ficar fora de acção por qualquer período de tempo é um sério motivo para essa proibição. A mesma lógica se aplica com outras carnes e os principais membros da família também estão proibidos de comer algo que não seja pouco cozido.

2 - Alho

Sim, leu correctamente. Alho - o tempero dos deuses - é, de fato, banido do Palácio de Buckingham. Diferente dos mariscos, no entanto, isso não é por causa de nenhum risco em particular e sim porque a rainha proíbe-o por completo. De acordo com John Higgins, ex-chef do palácio, nada poderia ser servido para almoço ou jantar com muito alho ou cebola. A teoria é que isso é para evitar o maior efeito colateral do alho: mau hálito. E isso não é apenas para a Rainha - a proibição do palácio significa que toda a família está sem comer alho, apenas para evitar algo embaraçoso com convidados, visitantes ou estrangeiros. Quando você pensa sobre isso é compreensível o suficiente, mas é um grande sacrifício para se fazer.

3 - A rainha não é muito fã de comida

Talvez o mais surpreendente de tudo, considerando a grandeza do estilo de vida e alguns dos banquetes incríveis que são muitas vezes oferecidos pelo palácio (ou que são realizados em outro lugar pela realeza) é que a rainha realmente não se importa tanto com comida. De acordo com McGrady, ela é do tipo que come para viver ao invés de viver para comer e, muitas vezes, quando está sozinha, prefere uma refeição de peixe ou assado grelhado ou alguns vegetais ou saladas. Ele continua, contando uma história em que ele perguntou se o equipamento da cozinha (muito do que ainda resta do século XIX) deveria ser substituído e foi informado de que o dinheiro seria melhor gasto se investido em novos cavalos e selas. No que diz respeito à própria Rainha, o consumo em excesso é estritamente mantido nas ocasiões oficiais. 

4 - Amido está fora do menu do almoço

Uma das peculiaridades reveladas pelo ex-chef do palácio, Darren McGrady, e uma que é deixada sem explicação, é que a Rainha impõe uma regra rígida de "sem amido" quando se trata de seus próprios almoços. Isso significa que macarrão, arroz e batatas são estritamente retirados quando ela come sozinha - logo, a refeição de peixe e vegetais que mencionamos vem sem o acompanhamento das batatas. Ela também gosta de comer sanduiches (que geralmente são com pepino, salmão ou ovos e maionese) sem as crostas do pão quando ela entretém os hóspedes no almoço. Considerando que ela geralmente almoça sozinha, isso não é exactamente algo que é aplicado em toda a família. 

5 - Mas, mousse e manga sim!

Então alho, crosta de pão e massas estão fora da lista - então o que a Rainha gosta mais? Bem, por exemplo, ela é amante de chocolate, sendo mousse de chocolate um favorito para a monarca e sua família.  A Rainha também gosta de manga, a ponto de que, ela sabe, em qualquer momento, exactamente quantas mangas estão sendo mantidas nos frigoríficos do Palácio de Buckingham. O prato de coroação, que consiste numa salada de frango com mangas e amêndoas foi inventado para a ocasião de sua ascensão ao trono em 1953 e foi servido em seu almoço de comemoração. Então, mangas e mousse. É assim que se ganha o coração de uma rainha.

6 - Quase tudo é cultivado em casa

Provavelmente não será de admirar que a realeza não vai aos supermercados para fazer compras. De facto, a maioria dos ingredientes utilizados nas refeições vem de suas próprias hortas. Carolyn Robb, que era chef pessoal de Charles e Diana, explica que Charles e Diana comiam o que foi caçado pessoalmente por Charles, enquanto eles também cultivavam suas próprias frutas e vegetais para uso em refeições diárias. O cordeiro viria dos cordeiros que eles mesmos mantiveram, o leite veio de suas vacas e até mesmo os cogumelos foram retirados da sua própria terra. A própria Rainha frequentemente come carne de vaca, veado, faisão e salmão que foi criado, preso ou caçado em suas próprias terras em Sandringham ou Balmoral.

7 - Kate cozinha

É uma tradição bastante honrada pelos membros da família real de manterem seus próprios chefs particulares, que os acompanharão para cada uma de suas casas e propriedades e ficarão encarregados de preparar e servir as refeições que comem. No momento, no entanto, existe uma excepção. O príncipe William, Kate Middleton e seus filhos ainda mantêm uma casa relativamente pequena, o que significa que eles tendem a se arranjar sozinhos o tanto quanto puderem. Como resultado, eles não têm nenhum chefe real e Kate (e, provavelmente, William) lida com a cozinha. Carolyn Robb ressalta que Kate está acostumada a cozinhar para si mesma, enquanto William gosta de visitar a família da esposa e comerem juntos.

8 - Conversa é coisa séria

A conversa é basicamente uma arte durante os almoços e jantares que contam com a presença da Rainha. Em 2015, o motorista de Fórmula 1, Lewis Hamilton, infligiu a delicada etiqueta do palácio quando começou a falar com o monarca: estava sentado à sua direita, na hora errada. De facto, a Rainha sempre fala com o convidado de honra - sentado à sua direita - durante a primeira parte da refeição. As outras mulheres devem seguir o exemplo. Depois disso, ela falará com o hóspede à sua esquerda. O que resulta em numa forma cuidadosamente orquestrada e coreografada de modos à mesa, especialmente concebidos para encorajar um fluxo de conversação. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?