28 de Maio de 1926

28 de Maio de 1926: O dia em que Portugal entrou no caminho do Estado Novo


Há 92 anos, um pronunciamento militar pôs termo à Primeira República. A partir de 28 de Maio de 1926 começou uma era de ditadura militar e deram-se os primeiros passos para um regime que durou até 1974: o Estado Novo

O movimento de 28 de Maio de 1926 ficou conhecido por ser um levantamento militar que começou no norte do país e ao qual rapidamente a maioria das unidades do país aderiu. O golpe, que começou em Braga, retirou o poder aos partidos republicanos e foi o primeiro passo para o regime do Estado Novo, que depois apelidou este acontecimento de “Revolução Nacional”.

Os anos anteriores a esta revolução foram de instabilidade, num país que esteve continuamente à beira da guerra civil. O 28 de Maio abriu caminho a uma ditadura militar, que deu lugar a uma ditadura de 48 anos. Só terminaria a 25 de Abril de 1974.

Desde cedo que a Primeira República Portuguesa (implantada a 5 de Outubro de 2010) deu sinais de fragilidade. Num período de 16 anos, que terminou a 28 de Maio, a República Portuguesa teve sete parlamentos, oito presidentes da República, 39 Governos, 40 chefes de Governo, uma junta constitucional e uma junta revolucionária.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?