Como surgiu o dia internacional do bombeiro

O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 4 de Maio.
A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo, gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de Maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de Novembro.
Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heróicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.
Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.
Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de actividades em escolas e comunidades.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os C.......s das Caldas

Sabiam que "Arrumador de pinos de boliche" foi profissão?

Sabem qual a origem do nome "Bitoque"? Também não sabia.... e o prego?